Geral

Horta circular fitoterápica à disposição dos moradores do Liri

Profissionais da saúde construíram espaço com diversos tipos de ervas. Medida integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

Foto: Divulgação

Este mês, o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização (NEPSHU), da Secretaria de Saúde de Içara, deu um passo importante no âmbito da implantação das práticas integrativas, previstas no Sistema de Saúde (SUS). A equipe construiu uma horta circular fitoterápica na Estratégia de Saúde da Família do bairro Liri. “A formação objetivou a proposta de agricultura urbana com ênfase em agroecologia e projetos de estruturação de Farmácia Viva ou de Farmácia com manipulação de fitoterápicos. O que nos deixou imensamente felizes é que contamos com a presença de colegas de outras unidades de saúde na materialização deste sonho”, contou a enfermeira da Unidade Shirley Gazola Cardoso.

Entre as espécies plantadas estão bálsamo alemão, guaco, gengibre, couve, boldo, cavalinha, malva, hibisco, salsarrapilha, entre outros. “Quem tiver interesse em contribuir com nossa horta, pode ficar a vontade para trazer outros chás para plantarmos em nosso espaço”, acrescentou a nutricionista do NASF, Daiane Cardoso, que também auxiliou na construção do espaço. “A construção desta horta foi muito importante para o incentivo do uso dos fitoterápicos pela população, além de mobilizar muitos profissionais para o trabalho em equipe. Quem tem a ganhar é a comunidade”, ressaltou a higienizadora da ESF Liri, Rosileide Silvino Felipe.

Para realizar a obra, o município recebeu a assessoria pela empresa P2 Eventos, por meio da engenheira agrônoma Franciele Zanchet, que mediou o processo. A proposta é estender a cada unidade de saúde do município o projeto com base na medicina tradicional chinesa. “Usando como base pedagógica o relógio do corpo humano que facilita o entendimento do funcionamento do nosso corpo, bem como a área em que cada planta vai atuar, e qual horário o nosso corpo funciona no processo de higienização em cada órgão específico”, ressaltou Shirley que é enfermeira acupunturista. Para a comunidade ter acesso às ervas, é necessário orientação médica ou dos enfermeiros.

Práticas Integrativas e Complementares

A proposta do projeto desenvolvido em Içara tem base fundamentada dentro da politica nacional do Ministério da Saúde através da Portaria Nº 971, de 2006, que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde (SUS). “Dentre os aspectos da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) destacamos o olhar sobre o indivíduo de uma forma holística – sem perder de vista a sua singularidade, quando da explicação de seus processos de adoecimento e de saúde -, a PNPIC (Politica Nacional Praticas Integrativas Complementares) esta para a integralidade da atenção à saúde, princípio este que requer também a interação das ações e serviços existentes no SUS”, explicou a coordenadora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Içara Iane Savi.

“Dentro desta peculiaridade Içara visa garantir o bom e qualificado atendimento aos usuários, proporcionando assim aos profissionais de saúde a capacitação nestas práticas, disseminar os conhecimentos para os grupos (mães, idosos, CRAS serviço de PAIF, SCFV, CREAS PAEFI), e desenvolver parceria com as secretarias de Agricultura, Assistência Social, Educação e Cultura, com intuito de disseminar e implantar o programa resgatando a cultura e promoção de saúde”, enfatizou a secretária de Saúde Jaqueline dos Santos.

Foto: Divulgação

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Içara

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Criciúma inaugura dois novos postos de saúde e entrega obras de reforma de unidades aos moradores

Investimentos ultrapassam R$ 1,3 milhão. Primeiras entregas de melhorias estão programadas para sexta-feira (18), nos bairros Cidade Mineira Velha e São Roque

Criciúma irá realizar testes rápidos aleatórios para estimar prevalência da Covid-19 em moradores

Ação é pioneira em Santa Catarina e uma das primeiras no Brasil. Secretaria de Saúde e Unesc realizaram levantamento que servirá de critério para aplicação de testes rápidos em moradores, já a partir desta segunda-feira (20)

Morador tem bens e dinheiro furtados de casa em Orleans

Conforme a Polícia Militar, o crime ocorreu no intervalo de aproximadamente duas horas, entre a saída e o retorno dos moradores.

Moradores pedem aos vereadores mais segurança no acesso ao Bairro Nova Orleans

Em sessão nesta segunda-feira (9), os vereadores abordaram algumas questões sobre a saúde municipal e aprovaram um projeto de lei.