Geral

Horta comunitária estimula hábito da alimentação saudável nos CRAS

As hortas comunitárias dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e do Lar Azul começam a receber o preparo do solo para o plantio de hortaliças e plantas medicinais. A ação é uma proposta inclusa no projeto “Horta Vida Verde”, de iniciativa do Governo Municipal em parceria com o SESC, com intuito de tornar a alimentação saudável um hábito de baixo custo para as comunidades atendidas.

Conforme a nutricionista da Secretária de Assistência Municipal, Vanessa Scheid, uma programação foi estabelecida para deixar os canteiros prontos para o plantio dos vegetais. Na tarde desta quarta-feira (20), a atividade ocorre no Lar Azul. “Estamos adubando, preparando a terra e também montando toda estrutura da horta e deixando ela arrumada esteticamente”, afirma.

Em setembro a etapa de plantio de alface, couve, cebolinha, alecrim entre outros alimentos e plantas, será iniciada. Durante este período, a nutricionista dará palestras sobre o valor nutricional dos alimentos para comunidades e crianças. As hortaliças foram doadas pelo SESC e a terra foi por parte da prefeitura e da Fundação do Meio Ambiente de Criciúma (Famcri).

O projeto irá atender e 2.200 pessoas ao todo e a secretária Municipal de Assistência Social, Solange Barp, pontua a importância de esse público saber a procedência dos alimentos. “É fundamental que as pessoas, principalmente as crianças saibam de onde vêm os alimentos e também o quão importante para saúde eles são. Esse auxílio que fornecemos para a elaboração da horta é muito significativo, porque orienta os usuários a tornar o solo próprio para o plantio”, fala.

Colaboração: Denise Possebon/Diretoria Executiva de Comunicação

[soliloquy id=”81469″]