Saúde

Hospital de Jaguaruna faz dois partos de emergência em menos de 24 horas

O primeiro foi de madrugada. As últimas horas tinham sido muito difíceis. Muita chuva, estragos e a cidade praticamente isolada.

Divulgação

O excesso de chuvas nos últimos dias, inclusive provocando a interdição da ponte do acesso principal ao município, mudou a rotina dos moradores de Jaguaruna – e também a do Hospital de Caridade da cidade, que fica no Sul do Estado. Mesmo sem maternidade, o hospital, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas) em parceria com a prefeitura, fez dois partos de emergência em menos de 24 horas, ambos no sábado (25).

O primeiro foi de madrugada. As últimas horas tinham sido muito difíceis. Muita chuva, estragos e a cidade praticamente isolada. Mas a vida não espera. E foi literalmente debaixo de mau tempo que nasceu o menino Miguel Dort Amaral, filho de Kailayne da Silva Dort. Enquanto fora do hospital, as ruas ficavam alagadas; dentro, as funcionárias “lutavam” para tirar a água que insistia em invadir e interditar parcialmente o HCJ. Miguel nasceu na sala de emergência, um dos poucos ambientes livres da água, fruto de um mutirão de carinho e dedicação que envolveu inclusive funcionários que trabalhariam até as 19h de sexta-feira, mas não conseguiram ir para casa. “Muitos funcionários tiveram de dormir no hospital”, relatou a diretora Débora Costa.

No sábado à tarde, a mobilização dos funcionários garantiu o segundo parto de emergência em menos de 24 horas. Quem veio ao mundo foi Pedro Paulo, filho de Jaqueline dos Santos Borges, que teve o parto realizado no centro cirúrgico do hospital. Após o procedimento, bebê e mamãe foram transferidos para o Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, em um helicóptero do Serviço Aeropolicial do Sul do Estado (Saer), de Criciúma, com apoio da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “São ações como estas que nos fazem valorizar cada vez mais a força e a dedicação dos nossos funcionários”, destacou a diretora Débora.

Colaboração: Comunicação Assessoria de Imprensa do Ideas

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.

Um super Arraiá é promovido para crianças da oncologia pediátrica no Hospital São José em Criciúma

A tarde especial teve equipe e pacientes vestidos a caráter, pescaria, comidas típicas deliciosas, e muita, muita animação.

Convênio de R$ 260 mil entre prefeitura e hospital é celebrado em Braço do Norte

O montante será destinado ao custeio da saúde, equilíbrio da folha de pagamento e recesso de final de ano.