Saúde

Hospital de Nova Veneza fechas as portas e demite funcionários

Prefeitura deve assumir e passar a gestão para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amesc.

Foto: Divulgação

Pelos menos por hora, a população de Nova Veneza está sem atendimento no Hospital São Marcos. Com a entrega do Isev para a administração municipal, a instituição está desde a última quinta-feira (09) fechada para todos os serviços. Os 57 trabalhadores foram demitidos sem receber os salários de janeiro e os créditos trabalhistas.

A vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Zenair Cauduro, explica que a situação está bem delicada e confusa e, os mais prejudicados são os trabalhadores. “Com o Isev fora, a prefeitura assume e passa a gestão para o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amesc (CIS –Amesc), no entanto, este processo pode demorar. Os 13 prefeitos têm que concordar e, a Câmara de Veradores de Nova Veneza precisa aprovar, enquanto isso, os ex-funcionários sofrem sem saber como vai ficar o seu futuro”, avalia Zenair.

A assessoria jurídica do Sindicato está acompanhando o caso visando garantir todos os direitos dos trabalhadores evitando que saiam lesados. “Iremos negociar com o novo a administrador a manutenção (recontratação) de 100% dos trabalhadores com seis meses de estabilidade”, pontua advogado Ivan Bitencourt.

Conforme ele, na próxima semana será efetuada a rescisão dos contratos sem o pagamento para viabilizar a liberação do Fundo de Garantia e do Seguro-desemprego.

Uma audiência pública deve acontecer na Câmara de Vereadores de Nova Veneza dia 15 de março para debater as mudanças.

 

Foto: Cris Freitas/ Comunicação Prefeitura de Nova Veneza

Apoio na prefeitura

Os funcionários do Hospital São Marcos, de Nova Veneza, após serem demitidos na quinta-feira, estiveram reivindicando apoio em frente à prefeitura ao prefeito Rogério Frigo e o vice Sérgio Alberto Spilere, o Zé para o funcionamento da unidade hospital. Com a saída do instituto, os funcionários ficaram com pagamento dos salários deste mês está atrasado.

Frigo comenta que existe a intenção do CisAmesc em assumir o hospital. “Vamos participar de uma reunião com os prefeitos que fazem parte do consórcio para tratar desse assunto. Após o encontro, iremos marcar uma audiência pública para discutirmos junto com a comunidade sobre como ficará a gestão do hospital”, afirmou.

Com o encerramento do contrato com o Isev, a responsabilidade passa ser das Irmãs Beneditinas da Divina Providência.

Colaboração: Maristela Benedet – Assessoria de Comunicação do Sindsaúde/ Cris Freitas – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Veneza

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Giro Estadual: PRF flagra passageiro infectado com Covid-19 que fugiu de hospital de Goiás

A ocorrência foi registrada em Ponte Alta, no planalto lageano, na BR-116.

Coronavírus em SC: Hospital de Laguna ativará 10 leitos de UTI no começo de agosto

O Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal.

Criança de dois anos com parafuso cravado na cabeça é atendida no Hospital de Lauro Müller

A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram chamados para averiguar lesão corporal em uma criança de dois anos neste domingo (2)