Saúde

Hospital de SC usa robô para cirurgia inédita de retirada de tumor na tireoide

Já foram mais de 350 cirurgias com o robô-cirurgião Da Vinci Si, que chegou ao hospital em 2019, sendo a primeira casa de Saúde catarinense a contar com a tecnologia. Já são mais de 35 cirurgiões credenciados

Divulgação

Blumenau foi pioneira mais uma vez no Estado ao usar um robô em uma cirurgia inédita de retirada de tumor. O procedimento ocorreu na última sexta-feira (13) e entrou para a lista das 350 operações do tipo feitas no Hospital Santa Isabel. A novidade está no local da intervenção, já que foi a primeira vez que o robô-cirurgião removeu um tumor na glândula tireoide.

Conduzida pelo médico Eduardo Martignago, junto com o robô-cirurgião Da Vinci Si, a tireoidectomia robótica é um procedimento considerado mais seguro e preciso, que permite a remoção do tumor da glândula tireoide sem incisão invasiva no paciente, com menor desconforto no pós-operatório e menos constrangimento com a cicatriz.

Já foram mais de 350 cirurgias com o robô-cirurgião Da Vinci Si, que chegou ao hospital em 2019, sendo a primeira casa de Saúde catarinense a contar com a tecnologia. Já são mais de 35 cirurgiões credenciados.

O robô opera com quatro braços, sendo um com uma câmera para que o cirurgião especializado tenha visão 3D ampliada em dez vezes. As especialidades mais beneficiadas são: urologia, cirurgia geral e digestiva, ginecologia, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal.

A principal vantagem é a precisão das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia. Para o paciente, uma cirurgia robótica resulta em menos tempo de internação, menor sangramento e menos dor no pós-operatório, além de cicatriz mais discreta.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Frente fria muda paisagem em SC nesta terça-feira e traz risco de temporais e queda de granizo

Mudança no tempo começa na tarde desta terça-feira (28) e se estende até sexta-feira (1º); alteração começa nas regiões próximas à fronteira com o Rio Grande do Sul

Justiça nega pedido de novo exame de sanidade no acusado da chacina de Saudades

Fabiano Kipper Mai invadiu uma creche e matou três crianças e duas funcionárias, ele responde por 14 tentativas de homicídio

Capotamento é registrado na Via Rápida em Criciúma

Caso aconteceu no trecho da região do bairro São João, em Criciúma, na manhã desta terça-feira, 28

Idosa é presa por furtar pares de meias de lojas em Tubarão

Criminosa foi atendida pelo Samu por passar mal ao ser abordada; ela foi levada para a delegacia de polícia