Geral

Hospital Henrique Lage emite nota sobre caso de médico que abandou plantão após ser ameaçado de morte

Foto: Arquivo/Sul in Foco

Foto: Arquivo/Sul in Foco

A Direção do Hospital Henrique Lage de Lauro Müller se manifestou nesta segunda-feira (31), através de uma nota à imprensa, sobre o incidente registrado na noite do último sábado (29), quando um homem transtornado invadiu as dependências do hospital agredindo verbalmente os profissionais e o médico plantonista que desempenhavam suas funções. O documento é assinado pelo diretor administrativo do hospital, Diego José Cifuentes, e explica detalhadamente o que realmente aconteceu naquela noite.

Entenda o caso:

O agressor é familiar de um homem que faleceu no último sábado em no Hospital São José de Criciúma, vítima de um acidente automobilístico. Os primeiros atendimentos foram realizados pelo médico, dias antes, no hospital de Lauro Müller, o que teria provocado a revolta no agressor.

Confira na íntegra a carta emitida pela direção do hospital:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção do Hospital Municipal Henrique Lage vem a público esclarecer que nosso Hospital é uma entidade pública e totalmente integral ao SUS desde Janeiro de 2013. Dessa forma, todos os serviços prestados são totalmente gratuitos a população lauromüllense e região. Somos uns dos poucos Hospitais Municipais em Santa Catarina, isso caracteriza que os recursos para o Hospital são provenientes única e exclusivamente do Sistema Único de Saúde – SUS (que não tem reajuste desde 1996) e da maior parte, de recursos próprios provenientes da Prefeitura Municipal. Temos muitas dificuldades, entre elas a de encontrar médicos qualificados para trabalharem em nosso Hospital assim como em nosso município. Mas com muito esforço, temos conseguido manter o quadro.

No dia 26.03.2014, o Srº Itamar Cavanholi vítima de acidente automobilístico deu entrada no setor de emergência do Hospital às 09:13 min. através do SAMU.  O Srº Itamar Cavanholi foi prontamente atendido pela nossa equipe, entre eles Dr. Antônio Elielton Azevedo, médico experiente, que veio com esposa e filhos do Paraná e adotou nossa cidade como lar e nosso Hospital como local de trabalho.  O Srº Itamar Cavanholi foi avaliado e realizou exames que constataram fratura de fêmur e uma lesão na cabeça. Tão logo constatado o diagnóstico e a gravidade do caso, Dr. Antônio Elielton entrou em contato com o Hospital São José de Cricíuma, que é referência para Lauro Müller e região em casos ortopédicos e traumatológicos de alta complexidade pelo SUS e conseguiu encaminhar o Sr. Itamar Cavanholi, medicado, lúcido, orientado e com sinais vitais estáveis (estabilizado) para realizar seu tratamento naquele Hospital por volta das 16 horas do mesmo dia, pois foi aberta a vaga somente a partir desse horário.

Inusitadamente, no sábado dia 29.03.2014, a família procurou o Hospital e mencionou que o Sr. Itamar Cavanholi havia falecido no Hospital São José de Cricíuma. De forma mais inusitada ainda um familiar da vítima ameaçou e quis agredir o médico Dr. Antônio Elielton e toda a equipe do Hospital. Assim, a polícia militar foi acionada para estar no Hospital e conter os familiares, proteger a equipe de saúde, o Dr. Antônio Elielton e todos os pacientes que dependiam dos serviços da equipe e do médico naquela noite.  No entanto, Dr. Antonio Elielton ficou emocionalmente abalado e sem condições de exercer a medicina naquele momento. Dessa forma, o mesmo realizou um BO (boletim de ocorrência) na polícia civil e comunicou a direção técnica do Hospital sua ausência.

Nesse instante, toda a equipe técnica e administrativa do hospital, incansavelmente contataram médicos da região para cobrir o plantão, os quais estavam em sua grande maioria ocupados em outros hospitais ou com compromissos pessoais. Diante do acontecido, o Hospital ficou sem médico plantonista na noite de sábado e madrugada de domingo. Mas todos os pacientes que procuraram o serviço nesse horário foram encaminhados através do carro próprio do Hospital para o Hospital Santa Otília de Orleans.

Da mesma forma, existe a possibilidade do médico Dr. Antonio Elielton pedir demissão do quadro do Hospital, motivado pelos acontecimentos, deixando de atender em nosso Hospital e em nosso município.

Toda a equipe do Hospital sente muito o falecimento do Srº Itamar Cavanholi e coloca-se a disposição da família para necessidades eventuais e futuras.   

Lauro Müller, 31 de Março de 2014.

Diego J. Cifuentes
Diretor Administrativo