Saúde

Hospital Infantil suspende cirurgias eletivas por falta de insumos em Florianópolis

A escassez de luvas, cateteres, sondas e agulhas pode comprometer a realização de procedimentos de urgência e emergência

Divulgação

As cirurgias eletivas do Hospital Infantil Joana Gusmão, de Florianópolis, foram suspensas por falta de insumos essenciais, nesta quarta-feira (18).

Conforme ofício assinado pelo cirurgião pediátrico Felippe Flausino Soares, não há luvas, cateteres, sondas e agulhas para realizar procedimentos como endoscopias, hérnias e fimose.

A responsabilidade pela compra dos insumos é da SES (Secretaria de Estado da Saúde). Procurada pela reportagem, a secretaria informou que as cirurgias devem ser retomadas ainda nesta quinta-feira (19).

“A SES ainda informa que as aquisições dos insumos para abastecimento do Hospital Infantil estão em processo final de compra. A Gerência de Abastecimento da pasta está trabalhando para que os insumos sejam entregues à medida do necessário para a unidade”, disse em nota.

Segundo o ofício, a suspensão é necessária para a manutenção de procedimentos de urgência e emergência. “O cancelamento permanecerá até o reestabelecimento dos níveis de insumos necessários para manter a segurança dos pacientes assistidos neste hospital.”

Mais de 40 cirurgias, marcadas para esta sexta (20) e segunda (23), foram adiadas, informou uma fonte ligada à unidade. Conforme o relato, a falta de insumos sempre acontece, mas não uma escassez grave de itens básicos, como luvas e sondas, enfrentada agora.

A quantidade de insumos atualmente podem atender a demanda de cirurgias de emergência em torno de dez dias, considerando a média de procedimentos realizados. “Estamos na reserva”, garantiu uma fonte.

“Deserto de insumos”

Segundo o diretor-geral do hospital, Maxiliano de Oliveira, o problema aconteceu devido à falta de insumos no mercado. “Muitos itens estão dando ‘licitatório deserto’. A gente vem encaminhando as faltas, mas infelizmente havia itens que eram de uma área ‘deserta’”, pontua.

O diretor informa que os insumos mais críticos devem chegar nesta sexta e na próxima segunda. Ele garantiu que os procedimentos urgentes e emergenciais estão “sendo revolvidos”.

Além disso, outro ponto fundamental na visão de Oliveira, é o hospital ser o único pediátrico do Estado.

“Quando falta um item de um material médico hospitalar pediátrico, não há outro hospital que possa ceder para repor, não tem um empréstimo. Às vezes o reflexo é maior por causa disso”, explica.

Assim, os materiais usados em adultos podem ser usados em crianças a partir de 12 anos, mas as mais novas precisam de insumos específicos. Conforme o diretor, os procedimentos devem ser intensificados na próxima semana.

Confira o posicionamento da SES na íntegra

A Secretaria de Estado da Saúde informa que a cirurgias eletivas do Hospital Infantil Joana de Gusmão deverão ser retomadas ainda nesta quinta-feira, 19.

A SES ainda informa que as aquisições dos insumos para abastecimento do Hospital Infantil estão em processo final de compra. A Gerência de Abastecimento da pasta está trabalhando para que os insumos sejam entregues à medida do necessário para a unidade.

É importante destacar que não há falta desses insumos, o que houve foi a suspensão temporária das cirurgias eletivas no HIJG para a manutenção de procedimentos de urgência e emergência.

Com informações do NDMais

Notícias Relacionadas

Santa Catarina amplia Teste do Pezinho que agora permite detecção da toxoplasmose

A recomendação é que a coleta ocorra após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida

“Pés” gigantes de maconha são encontrados em terreno na frente de escola em São Joaquim

Além da plantação a Polícia Civil apreendeu drogas, recuperou objetos furtados e realizou prisões pelos crimes de tráfico de drogas

UniSatc abre inscrições para Mestrado Profissional em Engenharia Metalúrgica

Formação foca nas qualificações de profissionais que buscam alcançar novos rumos na carreira

Trabalhador sobrevive após cair do 7º andar de prédio em cima de telhado e automóvel em Criciúma

Com auxilio do Corpo de Bombeiros, a vitima foi devidamente estabilizada e transportada ao Hospital São José para tratamento especializado