Saúde

Hospital no Oeste de SC registra superlotação na emergência: “Cenário catastrófico”

Unidade não tem mais vagas na enfermaria e nas UTIs; pacientes estão sendo internados nos corredores

Divulgação

A emergência do Hospital Regional São Paulo (HRSP), em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina está superlotada. O alerta foi divulgado nesta quinta-feira (2) pela comunicação da unidade, juntamente com dados referentes aos casos atendidos nos últimos dias.

Segundo o Coordenador da Emergência do HRSP, Dr. Vinicius de Moraes, há pacientes internados nos corredores do hospital e há pessoas aguardando por leitos de Unidades de Terapia Intensiva, que estão lotados.

— Neste momento temos no hospital todas as alas de enfermarias lotadas, todas as UTIS lotadas e isso reflete em 29 pacientes que estão internados na emergência. [Eles] necessitariam subir para as enfermarias, mas não há leitos disponíveis. O cenário infelizmente é bastante catastrófico — afirma o coordenador.

De acordo com o hospital, na terça-feira (31), 191 pacientes foram atendidos. Já nesta quarta-feira (1º), 158 atendimentos foram feitos na unidade e 49% dos casos era de classificação pouco urgente.

— A gente está tendo um aumento extremamente significativo das doenças respiratórias (…) e o que a gente observa é que quase 70% dos atendimentos que a gente faz aqui ainda são de situações de baixa complexidade, situações muito simples, que são aqueles pacientes que possuem resfriado, gripe comum, que facilmente poderiam ser manejados nos postos de saúde — explica Vinicius de Moraes.

Em comparação a maio do ano passado, dois mil atendimentos a mais foram feitos no último mês. Em 2021, 3.020 atendimentos foram realizados, já em maio deste ano, 5.367 pacientes foram atendidos no hospital.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

SED se pronuncia sobre esfaqueamento em escola de Criciúma

Secretaria de Estado da Educação informa que está apurando as informações sobre o caso ocorrido na noite de sexta-feira no bairro Mina do Mato

Rua rachada em SC corre risco de desabar e famílias são orientadas a deixar casas, diz prefeitura

Análise de um geólogo atestou que a rua, em São Bento do Sul, possui "alto risco para desmoronamento".

Mais caro que gasolina: óleo diesel é encontrado a mais de R$ 8 em duas cidades de SC

Pesquisa da ANP avaliou valores entre os dias 19 e 25 de junho e mostra cidades de Santa Catarina com óleo diesel a mais de R$ 8

Produtores de Soja recebem prêmio do Grupo Olim

Prêmio Produtividade de Soja Safra 2021/2022 foi entregue nesta quinta-feira (23)