Saúde

Hospital Nossa Senhora da Conceição realiza método pioneiro no Sul do país

Foto: Divulgação

Acolher e cuidar das pessoas durante todo o seu ciclo da vida é a missão do Hospital Nossa Senhora da Conceição – HNSC, de Tubarão, desde a concepção do bebê dentro da barriga da mãe.

A equipe multiprofissional do setor de Medicina Fetal do HNSC foi pioneira ao aplicar um método inovador na região Sul do país. A fetoscopia é um procedimento endoscópico guiado por ultrassonografia que permite realizar a observação ou cirurgias diretamente no feto de forma minimamente invasiva, ou seja, apenas por meio de pequenas incisões no útero da gestante.

O procedimento foi realizado pelo especialista em medicina fetal, dr. Maurício Saito, precursor do ensino fetal no Brasil, junto ao responsável pelo serviço de medicina fetal do HNSC, dr. Thiago Ricardo Kerber Corrêa, e a obstetra da gestante, dra. Lisandra Radaelli. Ele foi feito no centro cirúrgico do HNSC, que possui convênio com a Conceptus – Unimef, clínica de São Paulo especializada em ultrassonografia nas áreas de medicina fetal, interna e vascular.

Dr. Maurício Saito explica que esse tipo de procedimento é indicado em situações de risco para o desenvolvimento de órgãos vitais do feto após o nascimento, principalmente anomalias do coração, pulmões e rins. “A cirurgia foi realizada devido a uma má formação conhecida como sequestro. Por ser muito volumosa, resulta em insuficiência cardíaca e hipoplasia pulmonar, comprometendo o coração e os pulmões”, comenta o especialista.

Nessa cirurgia foi utilizado o laser de diodo, que possibilita cauterizar vasos e tecidos. “O objetivo desse procedimento foi reduzir o volume da anomalia e impedir o seu fluxo sanguíneo”, conclui o dr. Maurício.

Com informações do Jornal Diário do Sul

Notícias Relacionadas

Acadêmico de Medicina consegue R$ 40 mil em vaquinha virtual para continuar a faculdade

Marlon Rabello Amancio precisa de ajuda para pagar a faculdade após não conseguir a concessão de bolsa de estudos do estado.

Serviços de Medicina e Nutrição gratuitos iniciam agendamento na Unesc

População pode escolher entre mais de 20 especialidades.

Nasf de Orleans oferece capacitação gratuita para gestantes do município

Curso de medicina da UFSC em Araranguá oferecerá incentivo a alunos da região

O aluno que solicitar a bonificação de incentivo regional terá um acréscimo de 20% na nota final. O objetivo é incentivar os médicos a atuarem na região Sul.