Saúde

Hospital pode ser fechado na segunda, em Imaruí

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hospital São João Batista, em Imaruí, pode fechar completamente as portas a partir de segunda-feira (22), segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Tubarão e Região.

Na terça-feira, a presidente da entidade, Denise Matos de Freitas, chegou a ter uma reunião com a diretoria da instituição de saúde, mas não houve uma posição por parte da entidade sobre quando será colocado em dia o pagamento dos funcionários, atrasado há dois meses, conforme o sindicato.

“Fizemos hoje (ontem) uma reunião com os trabalhadores e ficou definido que eles vão continuar em greve até domingo, aguardando que o hospital regularize essa situação, mas atendendo aos casos de urgência e emergência. Se não ocorrer nenhuma mudança nesse quadro, na segunda-feira de manhã os funcionários vão fechar o hospital para todos os atendimentos”, relata a presidente do SindSaúde.

Segundo Denise, até mesmo as pessoas que vivem na comunidade e precisam do atendimento hospitalar estão apoiando o movimento. “Os funcionários dão o seu melhor para o paciente, mas têm seus compromissos financeiros. O pagamento de equipe em qualquer empresa deve ser prioridade. O mês está no fim e vamos entrar em um novo período sem o pagamento?”, questiona.

Paralelamente ao fechamento do hospital, Denise aponta que o sindicato deve entrar com uma ação coletiva contra o hospital pedindo a regularização dos pagamentos de forma judicial.
Segundo o sindicato, desde janeiro os funcionários não recebem. Os grevistas são funcionários dos setores de enfermagem (técnicos), limpeza e cozinha. O movimento começou na segunda-feira.
A redação do DS entrou em contato com a diretoria do hospital ontem pelo celular e não foi atendida.