Saúde

Hospital Santa Teresinha, de Braço do Norte, completa 82 anos de fundação

Foto: Divulgação

Fundando em 30 de junho de 1935, o Hospital Santa Teresinha surgiu como forma de suprir uma importante necessidade da época, de atendimento médico e hospitalar, tendo em vista que os hospitais mais próximos ficavam em Tubarão e Criciúma, uma viagem longa por rodovias precárias.

Contribuindo com a melhora da qualidade de vida da região do Vale de Braço do Norte, o Hospital Santa Teresinha foi idealizado por pessoas que pensavam na saúde como necessidade básica. Dessa forma, foi adquirido um terreno de aproximadamente 26 m², sobre o qual estava edificada uma casa de alvenaria, local onde o hospital passou a funcionar.

Hoje, já são mais de 3,9 mil m² de área construída, por volta de 6,9 mil pacientes atendidos por mês e mais de 1,6 mil cirurgias por ano. São aproximadamente 125 funcionários divididos em 14 setores, atendendo a população 24 horas por dia.

Foto: Divulgação

O hospital Santa Teresinha ainda oferece 21 especialidades médicas. Entre elas, Cardiologia; Cirurgia do Aparelho Digestivo; Cirurgia Geral; Cirurgia e Traumatologia – Bucomaxilofacial; Dermatologia; Endocrinologia; Fisioterapia; Clínica Médica e Gastroenterologia; Ginecologia, Obstetra e Mastologia; Infectologia; Medicina Vascular; Nutricionista; Oftalmologia; Oncologia; Ortopedia; Otorrinolaringologia; Pediatria; Psiquiatria; Pneumologia; Reumatologia e Urologia.

“O Hospital Santa Teresinha faz parte da história desse município, contribuindo com desenvolvimento da região, preservando a saúde dos trabalhadores, das famílias, de toda a comunidade. Temos uma grande e eficiente equipe de trabalho que proporciona um atendimento de qualidade a nossa população e planejamos um futuro ainda melhor para nosso hospital, com atendimento humanizado e uma estrutura moderna”, ressalta o diretor Vitor Abitante.

O Hospital Santa Teresinha mantém serviço de plantão 24 horas, atendimento de urgência e emergência e, hoje, é referência no atendimento média complexidade, o que representa a maior demanda na área da saúde.

Diretoria

A primeira diretoria da Associação Beneficente Santa Teresinha foi constituída em 1936 e teve como presidente o padre Gregório Locks; como vice-presidente, João Efting; 1º tesoureiro, Fernando Kindermann; 2º tesoureiro, Osvaldo Westphalll; 1º secretário, Pedro Michels; 2º secretário, Frederico Kuerten; e os conselheiros fiscais, Jacó Martins e Arcangelo Volpato.

Com apoio do grupo Legião de Cooperados, o hospital buscou, através de doações, a construção de suas primeiras instalações. Em 11 de agosto de 1938, foi publicado o 1º Estatuto da Instituição, no Jornal Diário Oficial do Estado e, em 1949, foi inaugurada a atual estrutura física do hospital, que passou a funcionar em sede própria edificada.

Foto: Divulgação

A partir de então, as novas diretorias que assumiram a instituição deram prosseguimento aos processos de solicitação dos títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, bem como ao Certificado de Entidade com Finalidade Filantrópica, os quais são expedidos até os dias atuais, mantendo rigoroso compromisso de prestação de contas que o faz anualmente, exceto CEBAS SAUDE com renovação a cada três anos.

“Muito nos orgulha estarmos à frente desta entidade pela segunda vez. O Hospital Santa Teresinha lida com o que temos de mais valioso, a nossa saúde. É pensando nisso que nos dedicamos incondicionalmente para seu desenvolvimento e melhora nos serviços prestados. Temos a certeza que estamos no caminho certo”, salienta o presidente Camilo Alberton.

Colaboração: Comunicação Hospital Santa Teresinha

Notícias Relacionadas

Feirão Roluza sorteia 11 vale compras em comemoração ao aniversário da loja

A loja está repleta de novidades para atender o movimento de fim do ano, com reposição semanal. Quem comprar na Roluza concorrerá a um carro 0 km.

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

No mês de aniversário do ECA, Conselho Tutelar de Lauro Müller faz resumo da história e ações no município

Para lembrar e celebrar o aniversário do ECA, o Conselho Tutelar de Lauro Müller montou um histórico das ações realizadas desde 1994, ano de criação do órgão no município.

Grupo RB recepciona clientes durante evento em comemoração ao 5º aniversário