Saúde

Hospital São José completa 80 anos nesta terça-feira

O hospital São José será homenageado pelo Legislativo em Sessão Especial.

Fotos: Arquivo/Kátia Farias/Hospital São José

Fotos: Arquivo/Kátia Farias/Hospital São José

Os 80 anos de “vida” de uma Instituição de saúde é uma grande e significativa trajetória. Entre lutas, grandes desafios, mas sempre com fé em Deus e mãos a obra, as Irmãs Escolares de Nossa Senhora – IENS; responsáveis por administrar o HSJosé, não mediram esforços, desde o dia em que receberam o convite para cuidar do hospital; e fazer com que a pequena Entidade, inaugurada em 1936, com 20 leitos e 15 quartos, se tornasse hoje um hospital referência no Sul de Santa Catarina.

Conta a história que devido a descoberta do carvão no município, houve um grande impulso no desenvolvimento econômico; oque trouxe para cidade, muitas pessoas em busca de emprego. Com a chegada da “nova população”, vieram além de muitas doenças, muitos acidentes de trabalho, e para atender todos estes problemas, era necessário prestar atendimento médico-hospitalar a população que aqui chegava.

Na cidade, alguns médicos dividiam-se em clínicas e consultórios, mas o atendimento em um só local para atender toda esta demanda não existia na cidade, nem tão pouco na região.

Visionárias e desprendidas, as IENS, nunca temeram desafios, principalmente quando algo remetia-se no auxílio e ajuda ao próximo. Foi por acreditar que poderiam contribuir com a vida das pessoas; que as IENS, aceitaram o convite do então prefeito Elias Angeloni, para cuidar do primeiro Hospital de Criciúma.

A obra propriamente (onde hoje é o HSJosé), levou dois anos para ficar pronta. Oficialmente, no dia oito de novembro de 1936 o HSJosé foi inaugurado em Criciúma.

Houve comemoração e festa durante todo o dia. Cerca de cinco mil pessoas fizeram questão de acompanhar o momento que foi um marco na história da cidade. Sete bandas marciais fizeram suas apresentações durante todo dia e uma missa foi celebrada na Catedral São José, para agradecer o momento.

No dia em que iniciaram os trabalhos na Instituição, as irmãs foram recepcionadas pelo então primeiro Diretor, o Médico Dr. José Tarquínio Balsini e os representantes da comissão Diretiva Ado Caldas Faraco e Hercílio Amante.

“ Algumas irmãs contavam, que foram muito bem recepcionadas com um gostoso cafézinho, feito por Hercílio Amante; e este momento foi tão significativo que ficou registrado no histórico do Hospital”, destaca Irmã Libera Mezzari, Diretora Geral do HSJosé.

Entusiasmadas, porém com pouco conhecimento na área da saúde, as IENS organizaram o hospital de ponta a ponta. Toda limpeza, organização de setores bem como preparação das salas; tudo foi devidamente preparado e organizado pelas irmãs, para receber os doentes.

Irmã Maria Adolfine, foi quem tomou a frente de todo trabalho e dos desafios, e que desafios!

As necessidades e problemas de saúde que surgiam dia após dia no hospital, não as assustavam. Irmã M. Adolfine, buscava apoio diariamente de outras 10 irmãs, e de alguns médicos da época. O objetivo das IENS, era trazer o melhor atendimento aquelas pessoas tão frágeis.

Desde então, a luta por melhores condições no tratamento aos doentes, não parou mais.

“Me sinto honrado e poder fazer parte de 50, dos 80 anos de historia do HSJosé. Este hospital, foi planejando seu futuro para atender os mais necessitados com resolubilidade. Buscou prestar serviços pelo SUS em Alta Complexidades, como Ortopedia, neurocirurgia, hemodiálise, nefrologia, cirúrgica cardíaca, Cardiovascular, cardiologia intervencionista, cirurgia vascular, oncologia, Tratamento da AIDS, Urgência e Emergência, além da certificação de Hospital de Ensino, pelos Ministérios de Educação e Saúde. Atualmente esta entre os cinco maiores hospitais do Estado e o maior hospital sul catarinense, em complexidade, resolutividade e atendimentos. Isso me enche de orgulho”, enfatiza Sr. Altamiro Bitencourt, relações Institucionais do hospital.

O hospital foi crescendo e se desenvolvendo com o passar dos anos; a sociedade também cresceu e médicos começaram a chegar na cidade para trabalhar no hospital, que seguia a passos largos, isso chamava a atenção dos profissionais da área da saúde. Alguns membros do corpo clínico da época, fazem parte da história de crescimento do HSJosé e ainda acompanham o crescimento de uma Instituição.

“Dos oitenta anos da profícua existência do Hospital São José de Criciuma, participei de mais de 50 anos de sua história, na qualidade de membro efetivo de seu Corpo Clínico Hospitalar, do qual fui Diretor-clínico por duas vezes e uma vez vice-diretor. Também fui membro do Conselho Deliberativo por algumas vezes e Chefe do Serviço de oftalmologia e otorrinolaringologia por mais de 30 anos. Em todos esses anos dedicados à atividade médica hospitalar, adotei como normas o respeito ao interesse dos pacientes e o correto exercício da Medicina. Neste momento, em que nosso hospital volta-se também para o ensino Médico, considero fundamental continuar a valorizar a essência da Medicina, a relação médico-paciente”, ressalta Dr. Henrique Packter, médico do corpo clínico há 55 anos.

A Instituição foi crescendo, os quartos, leitos, salas de procedimentos já não suportavam mais a grande demanda. A estrutura expandiu, novos prédios anexo ao hospitalprecisaram ser erguidos, muitos equipamentos de ponta adquiridos, profissionais extremamente qualificados foram chegando ao hospital; percebemos que nova era esta acontecendo.

Um novo tempo

Hoje 80 anos depois, o HSJosé continua crescendo. Atualmente, a Instituição conta com excelente centro de Alta Complexidade em diversas especialidades, além de inúmeros outros serviços. 1100 colaboradores, 250 médicos e 50 residentes, além de 800 estagiários.

Mesmo enfrentando dificuldades financeiras, a Instituição não pode parar no tempo e continua na busca por melhorias.

O avanço tecnológico faz parte da constante busca por melhorias e qualidade na prestação do atendimento aos pacientes.

Para o futuro, o hospital que hoje realiza por ano, mais de 250 mil atendimentos, cerca de 10 mil cirurgias, 436 mil exames, 18 mil internações e muitos outros serviços, esta com uma nova estrutura sendo erguida. O novo prédio ira contemplar oito novas salas cirúrgicas à disposição da comunidade, mais 20 leitos de UTI e 35 de internação, além de uma nova Central de materiais esterilizados.

Relembrando o passado

Nesta terça-feira (08), o HSJosé sobe outro degrau de sua escala; completando mais um ano de serviços prestados a população. São 80 anos dedicados a uma população que necessita de cuidados e atendimento 24H por dia.

Para celebrar este momento o HSJosé promoveu nneste domingo (06), uma procissão pela manhã na Igreja Matriz São José de Criciúma.

O objetivo da procissão foi relembrar a história de 1936, onde a população caminhou da catedral São José até o hospital. Hoje, 80 anos depois, a história fez o trajeto contrário, saindo com três bandas marciais: banda do 28º GAC, Banda Marcial do Colégio Rogacionista Pio XII e Banda Marcial do Colégio Humberto de Campos, acompanharam a população local, colaboradores e médicos até a catedral.

No local, a Orquestra da SATC recepcionou toda população, quando ás 10h foi realizada uma missa de ação de Graças.

Homenagem

O hospital São José será homenageado pelo Legislativo em Sessão Especial. A proposição é do vereador Julio Colombo (PSB) em homenagem aos 80 anos de fundação do Hospital São José, e será realizada no dia 08 de novembro, às 19h, no hospital.

Colaboração: Kátia Farias – Comunicação do Hospital São José