Saúde

Hospital São José faz 11ª captação de órgãos em menos de 30 dias

A equipe de cirurgia da Comissão Intrahospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São José promoveu mais uma captação de rins, fígado, córneas, pâncreas e coração de um jovem de 20 anos.

O procedimento iniciou às 11h da manhã e terminou por volta das 16h, e foi comandado pelo cirurgião, Nehad Nimer, com o auxílio do médico Mauro Igreja, bem como toda equipe de técnicos do Centro Cirúrgico do HSJosé.  Os cirurgiões  Sérgio Augusto Veiga e Vinicius Nesi Cavicchioli vieram de Curitiba, especialmente para fazer a retirada do coração do doador.

Morador do Balneário Gaivota, Lucas Ismael Ceron Padilha,  de 20 anos, teve morte encefálica confirmada pelo Neurocirurgião Dr. André Nesi; em decorrência de um Trauma Craniencefálico, após cair de um telhado. A equipe também contou com o apoio das enfermeiras Amanda Cândico e Aline Guelleri da CIHDOTT.

Esta foi a 11ª captação de órgãos realizada no HSJosé em 2013. Em 2011 a instituição bateu seu recorde, atingindo 13 captações de múltiplos órgãos.

O procedimento foi autorizado pela família do jovem que reside em Balneário Gaivota e viu na doação, uma maneira de deixar a lembrança do filho, além de colaborar para salvar novas vidas.
Lembre-se que uma pessoa pode salvar muitas vidas que necessitam de transplante. A informação é fundamental neste momento, por isso, é importante as pessoas falarem deste tema com seus familiares e deixar avisado a eles sua intenção de ser doador.