Saúde

Hospital São José faz a segunda captação de órgãos do ano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe de cirurgia da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital São José promoveu a captação de rins, córneas e fígado de uma jovem de 17 anos, sexta-feira (30/05). O procedimento foi comandando pelo cirurgião geral  Dr. Nehad Nimer, Dr. Gilberto Kremer, médico do Hospital Universitário de Florianópolis e pelo anestesista Edson Machado Durantes.

A doadora era moradora de Siderópolis e teve morte encefálica confirmada pela neurologista, Dra Gisele de Medeiros. A causa da morte foi Encefalopatia hipóxica- isquêmica. A paciente havia internado no HSJosé no dia 20 de maio, encaminhada pelo Samu em decorrência de uma Parada Cardiorrespiratória. A autorização para retirada dos órgãos foi feita pelos familiares Mãe e o Pai. Eles justificaram a iniciativa pela importância de estar salvando vidas, e que o ato é uma forma de amenizar a dor que estão sentindo. O protocolo de captação foi realizado pelas enfermeiras Daniela L.Rocha e Carla S. Cardoso.

Para os familiares que já tem um filho que fez transplante de rins há um ano, a decisão de fazer a doação foi uma continuidade de colaborar com outras pessoas, assim como outra pessoa um dia contribui com a família.

Esta foi à segunda captação de órgãos em 2014. Em 2011, a instituição bateu seu recorde, atingindo 13 captações de múltiplos órgãos.

Lembre-se sempre: A informação é a principal arma para salvar vidas que necessitam de transplante, por isso, é importante às pessoas falarem deste tema com seus familiares e deixar avisado a eles sua intenção de ser doador.

Colaboração: Katia Farias

Notícias Relacionadas

Criança de 1 ano e 6 meses morre após acidente em piscina em São Ludgero

Menino acompanhava a família em uma confraternização realizada na residência de outra pessoa, no Morro do Cruzeiro.

Duas pessoas ficam feridas após capotamento na SC-370, em Braço do Norte

Veículo saiu da pista e capotou na noite desta sexta-feira (11); vítimas foram encaminhadas ao Hospital Santa Terezinha.

Homem fica ferido após veículo cair em área alagada em Cocal do Sul

Vítima de 25 anos foi encontrada fora do veículo, no acostamento da SC-442, e encaminhada ao Hospital São José pelo SAMU.

Seis presos pela morte de Jair de Bem passam por audiência em Laguna

Audiência no Fórum de Laguna reuniu testemunhas do processo que apura a morte do servidor público e empresário.