Saúde

“Hospital São José na Praça” realiza mais de mil atendimentos à comunidade

Na primeira edição do ano, a ação contou com um tema especial, já que ocorreu na data em que se celebra o Dia Mundial do Rim.

Divulgação/HSJosé

O Hospital São José de Criciúma promoveu nesta quinta-feira (12), a primeira edição em 2020 do projeto “Hospital São José na Praça”. Foram mais de mil atendimentos realizados por meio da iniciativa que tem o principal objetivo de oferecer diversos serviços em saúde e incentivar a população sobre os benefícios do cuidado e bem-estar. Na primeira edição do ano, a ação contou com um tema especial, já que ocorreu na data em que se celebra o Dia Mundial do Rim.

Das 9h às 15h, a comunidade que circulou pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma, contou com atendimentos gratuitos como aferição de pressão arterial, teste de HGT, teste de urina simples (por meio dele foi realizada uma triagem dos pacientes para serem encaminhados para os especialistas em caso de necessidade), cálculo de IMC, orientações sobre doações de órgãos, cuidados com medicamentos em domicílio, orientações sobre Coronavírus, classificação de risco, primeiros socorros e prevenção ao câncer infantil.

Divulgação/HSJosé

“É sempre muito importante que sejam realizadas iniciativas como esta do Hospital São José que possibilitam que a comunidade tenha acesso às informações importantes para a saúde. Aproveitei e fiz o teste de urina e vi que está tudo bem com a minha saúde. Mesmo com o acompanhamento periódico no médico, é muito bom que este serviço seja oferecido para todos. É um grande diferencial que o HSJosé traz à comunidade”, explica Gilson José Canella, de 78 anos, que participou da ação na praça.

A primeira edição do “Hospital São José na Praça” contou com a participação dos colaboradores do HSJosé, médicos nefrologistas e acadêmicos da Liga de Nefrologia da Unesc.

“É importante conscientizar a população a respeito das doenças renais, pois muitas delas são silenciosas, só descobrimos fazendo exames. Este ano o slogan da campanha teve por objetivo trazer esta reflexão: “ame seus rins dose a creatinina”. Pois é através desse exame simples, é que fazemos o diagnóstico da doença renal, aponta a médica nefrologista responsável técnica pelos serviços de transplante e hemodiálise do HSJosé, Dra. Cassiana Mazon Fraga (CRM-9170/RQE-6382).

Além do exame simples de urina, a população pode ter acesso a outras orientações e exames, e também ouviram a explicações sobre AVC e cuidado com os rins em palestras ministradas no momento do evento.

“ O HSJosé busca realizar ações desta natureza para levar um pouquinho do atendimento do hospital para população. Nosso objetivo maior, é gerar informação para população, alertando sobre a importância quanto a prevenção e cuidados com a saúde principalmente; por isso alguns exames e orientações”, explica a gerente de enfermagem do HSJosé Thamillis Schunderlick.

Divulgação/HSJosé

Notícias Relacionadas

São Ludgero realiza eventos para cidadãos conhecerem os serviços e benefícios sociais disponibilizados na cidade

Os eventos explanarão sobre os direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias

Município e HNSC celebram convênio de R$ 1,8 milhão para custeio de atendimentos na emergência

Os recursos serão destinados ao setor de emergência da instituição.

Prefeitura de Jacinto Machado realiza barreiras sanitárias nas entradas da cidade em combate ao coronavírus

A ação faz parte das medidas preventivas adotadas pela Administração Municipal para combater a proliferação do coronavírus.