Saúde

Hospital São José realiza 11ª captação de órgãos neste ano

Esta é a segunda captação de órgãos em dois dias. Da doadora, de 38 anos, foram captados rins e fígado.

Captação de órgãos

Foto: Comunicação Hospital São José

Mais uma captação de múltiplos órgãos foi realizada no Hospital São José, em Criciúma. Procedimento ocorreu esta noite dessa terça-feira (12), sendo a 11ª deste ano.

As enfermeiras da Comissão Intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes – CIHDOTT do Hospital São José, Amanda Cândido e Renata Machado, entrevistaram a família para explicar a importância da doação de órgãos e receberam resposta favorável dos familiares.

A doadora, de 38 anos, era moradora de Morro da Fumaça. A paciente sofreu um acidente vascular isquêmico e teve morte cerebral confirmada após a realização de todos os exames necessários.

O procedimento foi coordenado pelo médico Aldo Takano (CRM15057/RQE 11343) com auxílio das enfermeiras Franciele Kreutz e Jaqueline Martins. Foram captados da paciente rins e fígado.

No Brasil, para ser um doador, os familiares precisam ser informados. São eles que irão autorizar ou não a doação de órgãos após a constatação da morte encefálica. Os interessados em se tornar um doador, devem avisar a família sobre a decisão e pedir que seu desejo seja atendido.

Colaboração: Katia Farias / Comunicação Hospital São José