Saúde

Hospital São José realiza ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Palestas, conversas, blitz informativa e abraço coletivo levantando a bandeira Rosa da Conscientização estão entre as atividades programadas.

Foto: Divulgação

A causa é nobre, vem ganhando força em todo mundo e trazendo cada vez mais conscientização as pessoas. Trata-se  da prevenção ao câncer de mama. Em outubro, esta luta ganha as ruas e milhares de batalhadores, que, engajados na causa, ajudam neste processo de alerta.

O Hospital São José e o Plano Saúde São José não poderiam ficar fora desta batalha. Desta forma, uniram toda força possível para ajudar na disseminação das informações. Com o intuito de alertar a sociedade, a Equipe Multidisciplinar do HSJosé e Plano Saúde São José realizam durante todo mês diversas atividades relacionadas à ação de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Entre as atividades realizadas, está a conversa e alerta aos pacientes, familiares frequentadores do ambulatório de quimioterapia, colaboradores do HSJosé e comunidade em geral de que a prevenção é necessária. Além disso, ocorrerão palestas, momento de reflexão e conversa, blitz informativa nas sinaleiras e, para finalizar, um abraço coletivo levantando a bandeira Rosa da Conscientização. Todas as ações e palestras são gratuitas e aberta ao público em geral.

Dados estatísticos

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Atualmente mais de 50 mil mulheres recebem o diagnóstico de câncer de mama todos os anos no Brasil.

De acordo com a enfermeira responsável pelo setor de Quimioterapia do HSJosé, Daniela Luiz, atualmente, a mulher apresenta mais consciência da doença. “Movimentos como o Outubro Rosa, facilitam a divulgação, fazendo com que as informações sobre o câncer de mama, alertem as mulheres sobre a importância de exames preventivos e do autoexame, estas atitudes são uma forma de detecção da doença. Assim, é possível fazer a identificação da grande maioria dos casos, evidentemente, aumentando as chances de cura”, completa.

A ação

Durante a semana, vão acontecer também exames de mamografias para as colaboradoras da instituição acima de 40 anos. Durante os dias de campanha, o prédio do hospital também será iluminado com a cor rosa para declarar o apoio da Instituição a causa.

Dúvidas frequentes

Apesar de ser uma doença comum entre as mulheres, muitas dúvidas sobre o câncer de mama ainda frequentam o universo feminino. Geralmente as mulheres ficam preocupadas com a cirurgia e com a quimioterapia, mas devido aos avanços nessas áreas, os oncologistas afirmam que as chances de cura da doença são grandes, principalmente se detectada precocemente. Por isso é importante lembrar sempre sobre a prevenção e exames.

O câncer de mama é mais comum em uma determinada faixa etária?

O câncer de mama pode aparecer em mulheres de qualquer idade, mas é mais comum a partir dos 40 anos de idade. Por isso, se durante o autoexame for detectada qualquer anormalidade, deve-se buscar a avaliação de um especialista. Essa recomendação é indicada para mulheres de todas as idades.

O câncer de mama tem cura?

Sim, desde que diagnosticado precocemente. Nesse sentido o autoexame, o acompanhamento médico e exames periódicos são essenciais para todas as mulheres.

Toda paciente com câncer de mama precisa receber quimioterapia? Em quais casos ocorrem a mastectomia?

O procedimento cirúrgico é sempre recomendado para os casos de doença em estágios iniciais por ser a única forma de eliminar o nódulo. A cirurgia conservadora de mama será possível se o tumor for descoberto precocemente. A quimioterapia vai depender do tipo de câncer de mama, conforme avaliação médica.

Colaboração: Comunicação Hospital São José

Notícias Relacionadas

Jantar Beneficente das Amigas do Peito mobiliza mais de 600 pessoas em Cocal do Sul

Homem fica gravemente ferido após ser atropelado na SC-390 em Lauro Müller

Devido ao impacto, a vítima teve suspeita de traumatismo craniano.

Unibave realiza campanha contra câncer de mama e colo de útero

Encontros, palestras, ações, rodas de conversa fizeram parte das atividades desenvolvidas no campus em prol da campanha.

Artista plástica faz parceria com Hospital São José

Hospital receberá como doação 30% do valor de cada obra vendida.