Geral

Hospital São josé realiza formatura de 22 médicos residentes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Será realizada nesta sexta-feira (26), às 19h, na Capela do Hospital São José, a celebração para formatura de 22 médicos do Programa de Residência Médica do Hospital São José. 

Esta é a 15ª turma de Cirurgia Geral, 11ª de Clínica Médica, 3ª turma de Anestesiologia, 2ª turma de Ortopedia e Traumatologia e 3ª turma de Medicina Intensiva.

Em 2015 o Centro de Ensino e Pesquisa, alcançou mais uma conquista, e aprovou junto ao Ministério de Educação, a implantação do curso de Residência em Cirurgia Cardiovascular, sendo uma vaga disponibilizada e já preenchida.

As provas para o exame de Residência Médica, aconteceram por meio da Associação Catarinense de Medicina – ACM, no dia oito de Novembro de 2015.

Os 24 aprovados já realizaram suas matrículas e iniciam suas atividades na Instituição no dia primeiro de Março de 2016. 

Dr. Eric Benedet Lineburger, é médico anestesiologista e o coordenador da Comissão de Residência Médica do HSJosé, ele enfatiza que os programas de residência médica do Hospital,  iniciados há cerca de 15 anos, cada vez mais, ocupam lugar de destaque no cenário nacional da educação médica.

“Hoje vemos residentes de várias localidades do país e até estrangeiros cumprindo o período de especialização na instituição. Nossos egressos estão presentes nos principais centros médicos do Brasil e exterior, exercendo tanto atividades médicas clínicas quanto associativas com excelência”, pontua Lineburger.

Sobre a Residência

O Programa de Residência Médica do Hospital São José, teve início em 1999, com a primeira turma de Cirurgia Geral, formando três residentes. Hoje, 47 residentes fazem parte do programa.

A Residência é uma forma de treinamento em serviço, supervisionado, e prevê a preparação do profissional para exercer a Medicina de maneira científica e responder as necessidades do paciente, de forma humanizada.

A formação científica é incentivada, com a realização de trabalhos de pesquisa e participação em eventos. No Brasil as residências são autorizadas e fiscalizadas pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM, uma autarquia do MEC, e os dois programas existentes no HSJosé são autorizados por este órgão.  

O coordenador do Programa de residência, manifesta grande satisfação pelos excelentes resultados alcançados até agora, o que certamente colabora para que Criciúma seja um importante polo de saúde, também na área do ensino médico. 

De acordo com o coordenador, o HSJosé possuí um centro de ensino e pesquisa plenamente consolidado com apoio integral aos programas de residência médica que gerencia desde questões burocráticas até a organização, divulgação e promoção da educação médica continuada.

Nos últimos anos, o centro vem viabilizando a realização de vários cursos nacionais e internacionais para os quase cinquenta médicos residentes do Hospital São José.

Lineburger ainda salienta, que os novos egressos escolheram a especialização médica como objetivo profissional, o que não é um caminho fácil, desde o início com a concorrência no ingresso, até a conclusão das longas jornadas de trabalho e aprendizado. 

“Gostaria de parabenizar aos que sabiamente enfrentaram e saíram vitoriosos na busca pela boa capacitação profissional”, finaliza o médico.

Colaboração: Katia Farias – Comunicação do HSJ