Saúde

Hospital São José realiza quarta captação de órgãos neste ano

Doadora foi uma mulher, vítima de atropelamento que teve morte encefálica constatada. Foram doados rins e fígado que serão transplantados em outras pessoas.

Foto: Divulgação

Uma nova captação de múltiplos órgãos foi realizada na noite desta quinta-feira (12) pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, do Hospital São José de Criciúma. A doadora foi uma mulher, vítima de atropelamento que teve morte encefálica constatada pelo neurocirurgião Dr. André Nesi, após a realização de todos os exames necessários.

O procedimento durou cerca de três horas. As enfermeiras Renata Mendes e Jaqueline Corrêa Martins, conversaram com a família e informaram sobre a importância da doação de órgãos. Filhas e genros autorizaram a captação. Foram doados rins e fígado.

O médico captador Dr. Danton Corrêa da central de transplantes de Santa Catarina e o anestesiologista Dr. Edson Durães do Hospital São José, contaram com o apoio do médico residente em cirurgia, Leandro de Bitencourt, bem como da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico da Instituição. Esta é a quarta captação realizada no hospital neste ano.

Santa Catarina fechou o ano de 2017 com número de doadores de órgãos significativo, foram registrados somente ano passado, 282 doadores de múltiplos órgãos, o que corresponde a 40,28 doadores por milhão de população no ano (pmp), número recorde na história do Estado. Enquanto isso, no país o indicador foi de 16,6 pmp. Desta forma, S.C teria uma taxa quase três vezes maior do que a média brasileira.

Apesar da dor e do sofrimento dos familiares que perdem um ente querido, doar órgãos é um gesto de amor ao próximo.

Colaboração: Kátia Farias – Assessora de Comunicação do Hospital São José

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Novo heliponto de Criciúma irá auxiliar no transporte de pacientes e órgãos para transplantes

O projeto tem previsão para iniciar o funcionamento em 2025, e será um suporte para o principal hospital da cidade

Secretário da Saúde debate modelos de contratação de leitos privados com órgãos de controle e prefeituras

Por conta do aumento significativo da ocupação dos leitos públicos, os entes públicos entendem como necessária a contratação na rede hospitalar privada

Giro Estadual: PRF flagra passageiro infectado com Covid-19 que fugiu de hospital de Goiás

A ocorrência foi registrada em Ponte Alta, no planalto lageano, na BR-116.