Saúde

Hospital São José realiza quarta captação de órgãos neste ano

Doadora foi uma mulher, vítima de atropelamento que teve morte encefálica constatada. Foram doados rins e fígado que serão transplantados em outras pessoas.

Foto: Divulgação

Uma nova captação de múltiplos órgãos foi realizada na noite desta quinta-feira (12) pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, do Hospital São José de Criciúma. A doadora foi uma mulher, vítima de atropelamento que teve morte encefálica constatada pelo neurocirurgião Dr. André Nesi, após a realização de todos os exames necessários.

O procedimento durou cerca de três horas. As enfermeiras Renata Mendes e Jaqueline Corrêa Martins, conversaram com a família e informaram sobre a importância da doação de órgãos. Filhas e genros autorizaram a captação. Foram doados rins e fígado.

O médico captador Dr. Danton Corrêa da central de transplantes de Santa Catarina e o anestesiologista Dr. Edson Durães do Hospital São José, contaram com o apoio do médico residente em cirurgia, Leandro de Bitencourt, bem como da equipe de enfermagem do Centro Cirúrgico da Instituição. Esta é a quarta captação realizada no hospital neste ano.

Santa Catarina fechou o ano de 2017 com número de doadores de órgãos significativo, foram registrados somente ano passado, 282 doadores de múltiplos órgãos, o que corresponde a 40,28 doadores por milhão de população no ano (pmp), número recorde na história do Estado. Enquanto isso, no país o indicador foi de 16,6 pmp. Desta forma, S.C teria uma taxa quase três vezes maior do que a média brasileira.

Apesar da dor e do sofrimento dos familiares que perdem um ente querido, doar órgãos é um gesto de amor ao próximo.

Colaboração: Kátia Farias – Assessora de Comunicação do Hospital São José

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Coronavírus em SC: Hospital de Laguna ativará 10 leitos de UTI no começo de agosto

O Estado auxiliará com a habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde, para garantir que o recurso do custeio seja pago pelo Governo Federal.

Criança de dois anos com parafuso cravado na cabeça é atendida no Hospital de Lauro Müller

A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram chamados para averiguar lesão corporal em uma criança de dois anos neste domingo (2)

Um super Arraiá é promovido para crianças da oncologia pediátrica no Hospital São José em Criciúma

A tarde especial teve equipe e pacientes vestidos a caráter, pescaria, comidas típicas deliciosas, e muita, muita animação.