Saúde

Hospital São José realiza terceiro transplante renal

Paciente de 41 anos deve receber alta nos próximos dias e foi o terceiro a passar pelo procedimento após o credenciamento da entidade em 2019

Divulgação/HSJosé

Para mais um paciente do Hospital São José de Criciúma, a vida ganhou um novo sentido desde a última semana. Ele foi a terceira pessoa a realizar um transplante renal desde o credenciamento da entidade em 2019.

O paciente de 41 anos aguardava pelo transplante desde o dia 15 de janeiro de 2020 e desde setembro de 2019 realizava as sessões de hemodiálise. “A cirurgia durou cerca de três horas e contamos com a colaboração dos médicos Dr. Valter Duro Garcia (nefrologista) e Dr. Fabian Pires (urologista), membros da equipe de transplante da Santa Casa de Porto Alegre e dos especialistas em urologia do HSJosé Dr. André Rodrigues da Silva e Dr. Conrado Menegola. Além dos nefrofrologistas da entidade, Dra. Cassiana Mazon Fraga e Dr. Bruno Fontes. O paciente está bem clinicamente, já recebeu alta da UTI e a expectativa é que possa ir para a casa nos próximos dias”, explica a médica nefrologista Dra. Thatyana Wendhausen (CRM 15621 | RQE 12521).

De acordo com a médica, a partir de agora o paciente precisa seguir as recomendações dos nefrologistas, comparecer as consultas de rotina, aderir firmemente ao uso das medicações imunossupressoras e manter o isolamento social e higiene rigorosa para o sucesso do procedimento.

Saiba mais:

O HSJosé é credenciado pela Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e pelo Sistema Nacional de Transplante para atuar na área, assim como todos os médicos que participam dos procedimentos de Transplantes.

O transplante renal é considerado uma técnica de alta complexidade, por isso também a necessidade do envolvimento de uma equipe multiprofissional, pois o paciente transplantado, após a realização do procedimento precisa ter o atendimento desta equipe composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeuta e etc.

Somente após o tempo necessário de avaliação e exames complementares, o paciente poderá receber alta.

Notícias Relacionadas

Prefeitura realiza doação de terrenos para empresas e fomenta geração de empregos em Criciúma

Localizadas no Loteamento Industrial Vila Natureza, áreas foram destinadas para duas empresas. Objetivo é a geração de empregos e renda às famílias

São Ludgero realiza eventos para cidadãos conhecerem os serviços e benefícios sociais disponibilizados na cidade

Os eventos explanarão sobre os direitos sociais para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Último final de semana de 2019 marca o primeiro transplante renal do Sul do Estado

A cirurgia foi realizada no HSJosé em Criciúma, que há um ano se preparava para realização deste tipo de procedimento.

Após realização do primeiro transplante renal do Sul do Estado, paciente tem alta do Hospital São José

Iasmin de Aguiar Possidonio, de 19 anos, teve alta na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro