Educação

Hospital São José recebe estudantes de medicina da Unesc

Alunos da 9ª a 12ª fase de medicina iniciaram o estágio obrigatório do curso e receberam as boas-vindas na instituição hospitalar

O Hospital São José recebeu no Auditório Dr. Gyrão, dentro da unidade hospitalar, 130 acadêmicos do curso de medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) que, a partir de hoje (14), realizam os estágios obrigatórios do curso no HSJosé e em outras instituições de saúde.

Os estudantes da 9ª, 10ª, 11ª e 12ª fase do curso conheceram um pouco mais da rotina do hospital e o seu funcionamento como instituição de ensino, bem como receberam as boas-vindas por parte dos profissionais do HSJosé.

“É uma grande experiência para nós todos. No estágio é que realmente aprendemos a nossa profissão. Na universidade temos a teoria, mas é somente na prática que aprendemos de verdade”, explica a estudante da 10ª fase de medicina, Natália Beatriz Almeida.

Informações jurídicas também foram repassadas aos acadêmicos. “É importante que cada um saiba quais os limites que devem ser respeitados. A cada conduta ou atitude tomada, haverá uma consequência de responsabilidade. Seguindo corretamente as normas, um bom trabalho será garantido”, explica Paulo Henrique Góes, assessor jurídico do HSJosé.

As normas internas da instituição também foram repassadas aos acadêmicos, incluindo os cuidados necessários para a prevenção e controle de infecções. “As medidas preventivas são necessárias para evitar qualquer tipo de acidente. É uma proteção para os profissionais, bem como uma garantia para o atendimento aos pacientes”, ressalta o médico Raphael Elias Farias, infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da instituição.

Por fim, os estudantes receberam as boas-vindas da Irmã Libera Mezzari, Diretora Geral do HSJosé. “Espero que este seja um período proveitoso e de muito aprendizado para todos. Que cada um venha com muita sede de aprendizado e busca por conhecimento. O hospital acolhe aos estudantes com carinho e com o coração”, finaliza a Diretora.

Jéssica Pereira/Comunicação Hospital São José