Saúde

Hospital São José recebe novo acelerador linear

Novo equipamento irá substituir aparelho que veio para instituição em 1999

Divulgação

Referência no serviço de Oncologia, o HSJosé investe constantemente em melhorias. Um parque tecnológico moderno com equipamentos de ponta como nos melhores hospitais do Brasil estão entre as prioridades; tudo para melhorar o atendimento ao paciente. “Somos referência para serviços de Alta Complexidade em várias especialidades médicas, temos um número significativo de atendimentos, procedimentos cirúrgicos e tratamentos; é por este motivo que temos a preocupação de oferecer os melhores equipamentos, bem como profissionais altamente qualificados, que auxiliam no tratamento e atendimento necessário”, aponta Laércio Regis Ferrari, diretor administrativo do HSJosé.

Para que equipamentos sejam adquiridos, muitas vezes é necessário também, realizar adequações na entidade. Como foi o caso da casamata, local onde o acelerador linear será instalado; construído com recursos do próprio hospital.

Todo investimento, visa auxiliar os médicos nos tratamentos aos pacientes, como é o caso do novo acelerador linear que chegou nesta quinta-feira, dia 22, na entidade.

Tecnologia Diferenciada

Com o novo acelerador linear, aparelho com alta tecnologia e produzido nos Estados Unidos, o HSJosé terá disponível um dos mais modernos equipamentos do mundo, para tratamento de câncer. Com alta tecnologia, o acelerador Linear digital Vital Beam, da empresa Varian; principal fabricante de equipamentos de radioterapia no mundo, é possível realizar tratamentos radioterápicos com maior precisão e rapidez. “Com este equipamento, vamos conseguir também diminuir os efeitos colaterais dos pacientes e o número de sessões. Por exemplo, para tratar um câncer de próstata, seria necessário uma média de 30 sessões de radioterapia, este equipamento vai permitir que se faça em cinco sessões apenas” , aponta Dr. Felipe Kuhen, médico radioterapeuta, responsável pelos serviço de radioterapia do HSJosé.

O novo acelerador, também irá permitir tratamentos de radiocirurgia para lesões pulmonares ou de coluna em uma única sessão de 15 minutos apenas, ou de múltiplas lesões cerebrais simultaneamente. “O aparelho entrega a dose de tratamento três vezes mais rápido que o acelerador que já temos. Um ganho significativo para o paciente que trata este tipo de patologia”, ressalta o especialista.

O aparelho possui mesa 6D para um posicionamento preciso do paciente no momento da irradiação.

Outro importante diferencial do equipamento, é a presença de braços robóticos para aquisição de imagens de tomografia (conebeam CT), momentos antes da aplicação, permitindo um tratamento 4D; levando em consideração a movimentação do tumor conforme cada fase da respiração do paciente.

“Nosso parque tecnológico oferece qualidade e excelentes equipamentos. A aquisição deste novo acelerador linear foi possível, devido ao total apoio do Ministério da Saúde com aprovação do projeto e empresas que apoiaram”, enfatiza o Ferrari.

Hoje o serviço de radioterapia do HSJosé atende 120 pacientes novos por mês de toda região. O novo equipamento será substituído pelo primeiro acelerador linear que chegou ao HSJosé em 1999.

Apoio do setor de Captação de Recursos

Para que o hospital continue evoluindo e contribuindo com o atendimento aos pacientes, um setor de fundamental importância para entidade, e que vem desempenhando um papel essencial na busca por recursos, é o setor de captação. O grupo busca por meio de projetos, apoio para compra de equipamentos, reformas necessárias e também custeio de serviços. Desta forma, nos últimos anos foi possível ampliar e melhorar todo parque tecnológico da Instituição.

Notícias Relacionadas

Rodovias de SC têm pontos de lentidão nesta Quinta-feira Santa

Há congestionamentos em diferentes locais da BR-101, que liga as principais cidades do Litoral do Estado

Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Isenções sobre combustíveis e abatimentos no IR influenciaram

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

UniSatc promove bate-papo sobre cyberbullying e fake news

Tema foi abordado com acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Jornalismo