Saúde

Hospital São Judas Tadeu, em Meleiro, vai receber R$ 200 mil

Foto: Jaqueline Noceti

Foto: Jaqueline Noceti

O governador em exercício Joares Ponticelli esteve em Meleiro, no Sul do Estado, no sábado, onde assinou convênio entre o Governo do Estado e a Associação Comunitária São Judas Tadeu para custeio, manutenção e aquisição de equipamentos hospitalares para o Hospital São Judas Tadeu. O valor previsto para o convênio é de R$ 200 mil.

"Os hospitais administrados por associações comunitárias, mantidos com a ajuda da população, passam por muitas dificuldades e as prefeituras estão esgotadas em suas capacidades de investimentos em saúde. Essas participações do governo do Estado, em estender a mão para estes hospitais, é mais uma forma que o governo Raimundo Colombo encontrou de melhorar o atendimento à população", destacou Ponticelli.

O presidente da Associação Comunitária São Judas Tadeu, Osmar Minatto, explicou que o convênio vai garantir a compra de um equipamento autoclave, utilizado para a esterilização dos aparelhos do centro cirúrgico, e repasse equivalente ao pagamento de um mês da folha de pessoal. "Esses recursos vão garantir um importante suporte para melhorias no hospital", afirmou.

O Hospital São Judas Tadeu foi inaugurado em 1955 e é até hoje o único hospital da cidade de Meleiro. Após passar por crises financeiras, o hospital trocou de gestões e em 2006 foi comprado pela Associação Comunitária São Judas Tadeu, que segue hoje como mantenedora da unidade. A associação é um entidade sem fins lucrativos, mantida principalmente com o apoio financeiro de 4 mil famílias associadas e por meio de ações comunitárias na região.

Os atendimentos de emergência oferecidos no hospital são gratuitos para toda a população e as consultas com especialistas são ofertadas com descontos para as famílias que fazem parte da associação comunitária.

O Hospital São Judas Tadeu tem hoje 50 leitos e pronto-socorro 24 horas. Além de clínica geral, atende 22 especialidades, com destaque para as áreas gástrica e ortopédica. A equipe é composta por 30 médicos e mais 63 outros funcionários. São realizados, em média, 2.500 atendimentos e 170 cirurgias por mês, segundo a direção da unidade. Além da população de Meleiro, o hospital atende a demanda de cidades como Araranguá e Forquilhinha.