Saúde

Hospital São Marcos passa a oferecer cirurgias por vídeo pelo SUS em Nova Veneza

Na tarde desta quarta-feira (9), a paciente Margarete Padilha, de Nova Veneza, recebeu o procedimento de colecistectomia por vídeo.

Foto: Cris Freitas

O Hospital São Marcos, em Nova Veneza, começará a realizar cirurgias por meio de vídeo. As técnicas, inéditas na unidade, são minimamente invasivas e sem cortes, o que segundo a instituição proporciona benefícios como a recuperação rápida do paciente. O procedimento será possível devido à compra do equipamento pela unidade e uma parceria com o Governo do Estado com a liberação dos recursos para a compra das pinças.

Na tarde desta quarta-feira (9), a paciente Margarete Padilha, de Nova Veneza, recebeu o procedimento de colecistectomia por vídeo (remoção da vesícula biliar) feito pelo médico cirurgião clínico Mateus Volpato. O prefeito em exercício, Sérgio Alberto Spilere, o licenciado, Rogério Frigo, a secretária municipal de Saúde, Maristela Vitali Cúnico, e o novo secretário executivo da AMREC, Acélio Casagrande, visitaram a paciente. A unidade hospitalar aguarda a regulamentação junto ao Estado para a realização dos procedimentos pelo SUS.

“O procedimento é um importante benefício para a população porque tem, entre outras vantagens, um tempo menor de recuperação e menos transtornos pós-operatórios. Agora, contamos mais uma vez com a parceria do Poder Público para auxiliar na regulamentação junto ao Governo do Estado”, afirmou o presidente do Instituto Civitas de Desenvolvimento Humano– ICDH, André Luis Ulrich.

O prefeito em exercício, Sérgio Alberto Spilere destaca, toda a estrutura adequada do hospital São Marcos para a realização das cirurgias. “A unidade hospital já realizou cirurgias no ano passado e, esse ano, amplia para procedimentos por vídeo e conta com dois excelentes blocos cirúrgicos e profissionais capacitados”. Os pacientes serão avaliados pelo médico que determina se fará a cirurgia aberta ou não.

Colaboração: Cristiane Freitas / Comunicação Prefeitura de Nova Veneza

Foto: Cris Freitas

Notícias Relacionadas

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Nova Veneza preparada para a 14ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana

Família promove campanha para ajudar jovem que precisa realizar cirurgia cardiovascular

Ele foi diagnosticado com um aneurisma na artéria aorta torácica e a cirurgia custa cerca de R$ 70 mil.

Inscrições para Bolsa de Estudos abertas em Nova Veneza

Os interessados devem procurar o Cive até o dia 28 de agosto, no Departamento da Juventude.