Saúde

Hospital Unimed recebe mais alta certificação de qualidade na esterilização e limpeza

Foto: Divulgação

O Hospital Unimed Criciúma recebeu da divisão hospitalar da 3M do Brasil a Certificado de Limpeza e Esterilização na Categoria Black Diamond. Esse selo certifica apenas 67 hospitais brasileiros que atendem a todas as exigências relacionadas às práticas de controle de esterilização e à tecnologia e excelência de produtos utilizados. A gerente de enfermagem do Hospital Unimed Criciúma, Denise Maccarini Tereza, explica que a certificação soma-se ao grande trabalho que o Hospital vem desenvolvendo no sentido de implementar práticas de excelência nas rotinas de trabalho que são avaliadas em três pilares: educação, evidência e tecnologia.

A certificação representa um padrão de qualidade em biossegurança na Central de Materiais e Esterilização dos hospitais avaliados, uma vez que assegura que os materiais utilizados foram submetidos a um processo de esterilização controlado, garantindo ainda mais segurança à instituição.

Além deste, o Hospital Unimed recebeu ainda da 3M o Certificado de Prevenção de Lesão de Pele, o Certificado de Fixação Segura de Catéteres e o Certificado Preparo de Pele e Normotermia. Todos os procedimentos são auditados pela 3M, que realiza análises baseadas nas normas estabelecidas pela Associação para o Avanço da Instrumentação Médica e também pela Associação de Enfermeiras de Centros Cirúrgicos e Centrais de Materiais, ambas sediadas nos Estados Unidos. Antes de conferir a premiação, realiza-se a monitorização em cada hospital. Na Central de Materiais e Esterilização (CME), trabalha-se a verificação de todo o ciclo de esterilização, processo que inclui completa orientação aos responsáveis em relação aos controles adequados.

A certificação de prevenção de lesão de pele busca a prevenção do aparecimento destas lesões durante o período de internação, além de estimular a adoção de medidas preventivas que possam ser aplicadas pela equipe de enfermagem, motivando-os a estabelecer uma cultura de prevenção institucional, envolvendo-os com as Melhores Práticas em Saúde da Pele. Certificado de Fixação segura de Cateteres tem a finalidade de estabelecer um protocolo de fixação de cateteres para diminuir infecções, desperdício, garantir melhores custos e proporcionar segurança ao paciente. Hoje das mais de seis mil instituições hospitalares do Brasil menos de 70 são certificados. Certificado Preparo de Pele e Normotermia, que garantem mais segurança ao paciente durante os procedimentos cirúrgicos.

Colaboração: Ana Sofia Schuster/ Novo Texto

 

Notícias Relacionadas

Em Laguna, governador autoriza emissário terrestre para a praia do Mar Grosso e libera recursos para hospital

A projeção da Casan é que o empreendimento fique pronto em janeiro de 2020. O emissário é uma rede de 2.718 metros de extensão e diâmetro de 315 milímetros, com tubos de polietileno.

Criança de dois anos com parafuso cravado na cabeça é atendida no Hospital de Lauro Müller

A Polícia Militar e o Conselho Tutelar foram chamados para averiguar lesão corporal em uma criança de dois anos neste domingo (2)

Um super Arraiá é promovido para crianças da oncologia pediátrica no Hospital São José em Criciúma

A tarde especial teve equipe e pacientes vestidos a caráter, pescaria, comidas típicas deliciosas, e muita, muita animação.

Giro Estadual: PRF flagra passageiro infectado com Covid-19 que fugiu de hospital de Goiás

A ocorrência foi registrada em Ponte Alta, no planalto lageano, na BR-116.