Saúde

HSJ recebe reconhecimento nacional de qualidade

Hospital São José passa a contar com selo de acreditado pleno pela ONA, valorizando a qualidade dos serviços.

Foto: Divulgação

Com grande satisfação e muito orgulho, o Hospital São José (HSJ) foi reconhecido e possui agora o certificado de Acreditação Pleno, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), definido pela entidade “para instituições que, além de atender aos critérios de segurança, apresentam gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades”. Certificado desde 2017 pela ONA, o HSJ havia recebido a certificação conferindo a entidade qualidade nos serviços prestados.

Para garantir a eficácia da certificação, o método exige constantes avaliações de manutenções; realizadas a cada oito meses. Nestas, os processos são observados e a instituição é acompanhada por meio dos relatórios dos avaliadores e ações de melhoria planejadas pelas equipes.

Upgrade com apoio

Em 2019, por já ter atingido a validade da certificação, por meio do seu serviço de qualidade, foi solicitada, então, a avaliação para recertificação. “Pedimos nova avaliação com o objetivo de tentar alcançar um resultado superior. Na avaliação realizada em janeiro, foi evidenciado um percentual bem considerável de conformidade dos requisitos do sistema e a recomendação foi conferir ao Hospital São José a Certificação Nível 2 – Acreditado Pleno. Isso é resultado de muito empenho de todos. O que nos leva a crer todos os dias que caminhamos para o mesmo objetivo, sermos cada vez melhores e sempre resolutivos”, destaca Márcia Campos, gerente de qualidade do hospital.

“Primamos pela segurança do paciente. É este o nosso objetivo sempre, fazer o melhor gerando atendimento de qualidade. Este selo mostra nossa preocupação com nossos pacientes e com o todo, seja na parte assistencial, seja na gestão dos processos”, aponta o médico Raphael Elias Farias, médico diretor técnico do HSJ.

Dados importantes

Atualmente existem 6702 hospitais no Brasil. Destes, 326 são acreditados (4,86%), sendo 15 do Estado de Santa Catarina (5,72% dos 262 totais). No Brasil existem 88 instituições de saúde com certificações de Acreditado Pleno e no Estado o HSJ é o terceiro hospital certificado.

A certificação reforça que o Hospital São José está entre as instituições de saúde que mais crescem em qualidade, serviços disponibilizados, recursos tecnológicos e gestão. “Esse resultado deve ser motivo de orgulho para todos que pertencem ao Time HSJ. Não é uma simples conquista, exige esforço, comprometimento e determinação. A ONA é a maior organização de reconhecimento de qualidade em saúde no país e esse upgrade coloca o Hospital São José na lista restrita de hospitais conceituados. A conquista vem ao encontro de sua missão de cuidar com excelência”, finaliza Márcia.

A Acreditação é uma certificação de qualidade exclusiva dos serviços de saúde concedida a partir de um sistema de avaliação. É um método educativo, voltado para a melhoria contínua dos processos e serviços. O reconhecimento é feito por meio de um certificado com selo e em três estágios, conforme a maturidade da instituição (Nível 1, 2 e 3).

Com informações do site 4oito

Notícias Relacionadas

Troféu Fama 2018 reconhece empresas e profissionais de Orleans e Lauro Müller

Mensageiro da Montanha é eleito o melhor restaurante da Serra pelo 3° ano consecutivo

Localizado no Mirante da Serra do Rio do Rastro, o empreendimento recebeu o Certificado de Excelência do TripAdvisor, o maior site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados ao turismo.

Atletas de São Ludgero recebem Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores

DG Planejados Italínea é inaugurada em Criciúma

Loja de Orleans expande mercado e oferece espaços exclusivos com móveis de alto padrão em filial inaugurada nesta quarta-feira (07), no Giassi Santa Barbara.