Geral

HSJosé celebra 84 anos e acredita ainda mais na possibilidade de se reinventar

Instituição de saúde, fundada em 8 de novembro de 1936, comemora o aniversário em um ano atípico, e segue com o propósito de ser cada vez mais completo e inovador

Divulgação

Uma história é construída por meio da vontade das pessoas de inovar. Por iniciativas que são desenvolvidas em conjunto para fazer a diferença e promover o bem comum. Quando essa história alia a boa vontade ao trabalho em prol da saúde, ela consegue se solidificar, perpetuar pelos anos e se reinventar, mesmo após uma trajetória já consolidada. É assim com o Hospital São José que, neste domingo, 8 de novembro, celebra seus 84 anos. São mais de oito décadas de história comemoradas em um ano atípico, de muito trabalho, vivenciando uma pandemia, mas também cheio de oportunidades para fazer diferente. Uma instituição completa, que une inovação e acolhimento.

“Ao comemorarmos 84 anos de história, em um ano que está sendo tão diferente e desafiador para todos e, em especial para a saúde e os profissionais que atuam com coragem e fé no combate a Covid-19, é preciso dizer que chegar a esta memória histórica, precisou de dedicação e empenho. Por este motivo, destacamos neste dia os profissionais que aqui atuam e fizeram a diferença, como tantos outros que por aqui deixaram sua marca”, enaltece a diretora geral do Hospital São José, Irmã Isolene Lofi. “Poder fazer parte dessa história é motivo de gratidão. Nesses dois anos à frente da Instituição, muitos foram os desafios e lutas para poder melhorar e da melhor forma dar o atendimento aos que aqui chegaram e chegam. Em um ano tão atípico, foi preciso garra e um olhar de esperança nesse momento de tanta incerteza”, complementa a diretora.

A mesma opinião é compartilhada pela a vice-diretora do HSJosé, Irmã Terezinha Buss. “Faço parte da história do HSJosé há 36 anos. O hospital cresceu muito desde então. Cresceu em número de atendimentos e procedimentos, cresceu em complexidade dos atendimentos, cresceu em número de médicos e de colaboradores que passaram a fazer parte dessa história e fazem do Hospital São José o que ele é hoje. A Residência Médica, a Escola Técnica de Enfermagem, o campo para estágio e o Centro de Ensino e Pesquisa veio dar uma ênfase especial ao crescimento e preparo de mão de obra mais qualificada”, explica a religiosa.

Para Irmã Terezinha, olhar para todo este trabalho só reflete a gratidão sentida pela colaboração de todos. “É bonito olhar para trás, e reconhecer agradecida o bem que cada um realizou no cuidado pela vida. Olhando para o futuro, sinto que a missão do HSJosé, mais e mais, precisa crescer. Com o crescimento da tecnologia e da infraestrutura, o acolhimento de cada doente será sempre o essencial. Em 84 anos são muitas histórias permeadas de alegrias, sofrimentos, dificuldades sim, mas com muitos desafios, capacidade e perspectivas de crescimento”, enaltece Irmã Terezinha.

Divulgação

Desenvolvimento ao longo dos anos

O Hospital São José é referência no atendimento em saúde no Sul catarinense. Foi fundado em 8 de novembro de 1936 para atender uma demanda em prol do cuidado e da saúde que se tornava cada vez mais crescente na região. Com o passar dos anos, a instituição avançou, agregando novas tecnologias, qualidade e humanização no atendimento, por intermédio das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS). Hoje, ao completar 84 anos, tem um novo desafio pela frente, o de se reinventar.

“A vida de cada um de nós é um constante reinventar-se. Cada dia, sempre de novo, de um jeito novo e diferente, com coragem, alegria e muita fé em Deus. O Hospital São José cuida da vida, busca qualificar seus profissionais, oferece campo de estágio e estudo para os atuais e futuros profissionais da saúde, busca modernizar seus serviços, realiza pesquisas clínicas que vieram para reinventar-se a cada dia. Reinventar-se, é reconhecer nas dificuldades e desafios, oportunidades de crescimento. Reinventar-se para corresponder mais e melhor aos anseios das Irmãs, dos profissionais e de todos que aqui buscam recuperar sua saúde. Reinventar-se agradecendo a todos e a cada um que nos apoia e nos desafia em nossa grande missão”, afirma Irmã Terezinha.

Nas mais de oito décadas de história do hospital, o sentimento é sempre de gratidão. “Neste dia que fazemos a memória dos 84 anos de história, brota do coração o sentimento de gratidão, por tudo que ao longo desses anos fomos capazes de realizar e enfrentar, em muitos momentos de dor e de angústia, mas vencemos, porque cremos que Deus nos conduz para o bem. Tudo isso nos fortalece e nos faz crer no potencial que temos e que somos capazes de nos reinventar a cada momento histórico. Teremos pela frente muitos outros motivos para nos alegrar e mostrar a nossa capacidade de sermos a família São José”, garante a diretora geral, Irmã Isolene.

Sobre o HSJosé:

Fundado em 8 de novembro de 1936, o Hospital São José de Criciúma é uma instituição de caráter beneficente, educativo, de assistência social e filantrópico, sem fins lucrativos, que vem crescendo e se desenvolvendo com o passar dos anos, aliando tecnologia, inovação e humanização. Desde a sua fundação, é coordenado pelas Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) que se dedicam diariamente para manter a Instituição, oferecendo sempre mão de obra qualificada, excelência no atendimento e tecnologia para que toda sociedade seja bem assistida.

Atualmente, cerca de 2000 profissionais atuam diariamente no HSJosé. Declarado Hospital Ensino, pelo Ministério de Educação, a Entidade conta ainda com médicos residentes, acadêmicos de medicina, enfermagem e outros estagiários na área da saúde.

Em 84 anos de existência, o HSJosé, por meio das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, continua lutando para “prestar assistência hospitalar a todos, com excelência, criando condições para educação em saúde, por meio do ensino e pesquisa de forma integrada com a comunidade”.

Notícias Relacionadas

Suspeito de matar esposa dentro de casa é preso em Joinville

Homem permaneceu foragido por um dia

Lei sobre Internet das Coisas pode gerar milhões de empregos

Avaliação é do Ministério das Comunicações

Ministério da Saúde lança campanha de combate ao Aedes aegypti

Mosquito é transmissor da dengue, zika e chikungunya

Daniela Reinehr anuncia mudanças em mais duas secretarias de Estado

A governadora a troca no comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável