Saúde

“HSJosé em Boa Ação” inicia atividades nesta sexta-feira

O projeto faz parte da programação de ações sociais que a Entidade irá realizar em 2019.

Divulgação

Desde a chegada das Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Criciúma; religiosas que até hoje administram a Entidade; o lema de “Façam bem aos irmãos”, continua em evidência em cada projeto e atividade realizada.

Dentro da Instituição, vários grupos de voluntários contribuem e auxiliam nas diversas ações. As samaritanas por exemplo, é um grupo muito atuante na entidade há mais de 30 anos, as voluntárias da Rede Feminina de combate ao câncer também realizam um trabalho social de grande valor, diariamente; além de outros voluntários que exercem atividades dentro do hospital auxiliando em ações específicas.

A partir de agora, durante o ano, o HSJosé também irá realizar por meio de seus colaboradores, trabalho voluntário com diversas ações sociais em alguns locais da cidade.

Além do Hospital na Praça, evento este, onde acontecem inúmeros atendimentos, testes e momentos informativos para população, colaboradores da instituição irão vestir a camisa do “HSJosé em boa ação”, e farão um grande tour nas escolas, asilos e bairros de Criciúma, levando além do conhecimento, informações sobre o cuidado com a saúde, prevenção e serviços.

“O objetivo em realizarmos ações desta natureza, é levar atendimento para algumas pessoas que tem dificuldade de ir ao hospital muitas vezes. Orientá-las sobre alguns exames importantes que precisam ser feitos, testes rápidos como o de hepatite e glicemia, por exemplo; além claro, de orientações em nutrição, fisioterapia e farmácia. Queremos não apenas prestar nosso serviço dentro do hospital, gostaríamos de levar conhecimento e atendimento para a comunidade que nos cerca”, comenta Thamilliks Scunderlick, gerente de enfermagem do HSJosé.

A primeira ação esta marcada para acontecer na Casa de Repouso Bom Jesus, no bairro Próspera, nesta sexta-feira (26/07), onde atualmente 26 idosos são atendidos.

Uma equipe multidisciplinar com enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e nutricionista, irão participar da ação, oferecendo informações nutricionais aos pacientes além de alguns cuidados como aferição de pressão arterial e teste de glicemia.

Durante a ação, músicos da região também trarão alegria para os idosos, o produtor musical Rafael André do estúdio Open Mix e a dupla Elton e Everton serão os responsáveis por alegrar a manhã e fazer do dia destas pessoas ainda mais especial.

O voluntariado

“O trabalho voluntário é definido pela Lei 9.608/1998 como atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada sem fins de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.

De acordo com as definições das Nações Unidas, “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos…”.

A ação voluntária é um ato de amor. O voluntário é um ator social e faz o papel de transformar momentos, situações; prestando serviços sem remuneração alguma em benefício a quem precisa por vontade própria, sejam estas de caráter religioso, cultural, filosófico, político ou emocional.

O projeto do HSJosé, faz parte do Plano de Ação da instituição, e tem como objetivo atender parte da comunidade de Criciúma, em diversas entidades da cidade. “Nossa intenção é dar apoio além da nossa relação de cuidado do hospital, queremos “levar” conhecimento para as pessoas, mas principalmente nosso carinho”, declara Thamillis.

Notícias Relacionadas

Casa de Repouso Bom Jesus inaugura oficina recreativa, em Criciúma

Mercado Solidário ultrapassa expectativas e arrecada mais de 10 toneladas

Com este resultado, as doações arrecadadas ao longo de todas as edições chegam as 37,1 toneladas.

Campanha Inverno Jovem Solidário arrecada doações, em Orleans

Interessados podem doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos etc. Ação é promovida pelo Setor da Juventude da Paróquia Santa Otília.

Campanha do Agasalho: quartéis do Corpo de Bombeiros da região arrecadam doações