Saúde

HSJosé forma 23 novos especialistas e ultrapassa a marca de 315 médicos formados o programa de residência médica da instituição

Cerimônia celebrou a conclusão dos programas de especialização e registrou a formação da primeira médica em Ortopedia e Traumatologia da instituição.

Foto – Fabiano Patricio

O Hospital São José de Criciúma realizou na sexta-feira, dia 20, a cerimônia de formatura dos Programas de Residência Médica da instituição. Foi um momento especial de celebração para a conclusão da especialização de 23 médicos e médicas. A instituição chega, com esta turma, a marca de 318 especialistas formados ao longo de sua história, consolidando sua atuação no ensino, na pesquisa e na assistência à saúde.

Receberam os certificados seis médicos da Anestesiologia, três da Cirurgia Geral, dez da Clínica Médica, duas médicas da Medicina Intensiva e dois residentes da Ortopedia e Traumatologia. A solenidade reuniu direção, Comissão de Residência Médica, supervisores, preceptores, colaboradores, familiares e convidados.

Durante a formação, os residentes vivenciaram a rotina hospitalar em diferentes níveis de complexidade, participaram de atendimentos, procedimentos e discussões clínicas, sempre acompanhados pelos supervisores e preceptores de cada especialidade. O período de residência é reconhecido pela exigência técnica, pelo aprimoramento científico e pelo desenvolvimento da postura ética diante do cuidado com o paciente.

Primeira formanda mulher no curso de ortopedia e traumatologia

Um dos destaques desta edição é a certificação da médica Helen Viana Farias, primeira mulher a concluir a Residência em Ortopedia e Traumatologia no Hospital São José. A conquista representa um avanço na presença feminina em uma especialidade historicamente composta, em sua maioria, por homens.

Para receber em tempo real as principais notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando aqui

A coordenadora da Comissão de Residência Médica, Dra. Cristiane Ritter, ressaltou a importância da trajetória construída ao longo dos anos de formação. “Essa é uma noite muito importante para o Hospital São José. Estamos formando 23 novos especialistas que completam sua residência médica e que agora são entregues à sociedade, ao Estado e ao país. São profissionais com alta qualidade técnica e com uma característica muito presente na formação oferecida pelo hospital, que é a humanização. Nossos programas exigem muita dedicação, e esses residentes conquistaram essa formatura com esforço e também com o cuidado e o apoio que a instituição oferece ao longo da trajetória. Esperamos que essa formação represente uma contribuição significativa para a sociedade, que hoje necessita de médicos empáticos e com excelência técnica”, enaltece.

Ao concluir esta etapa, os novos especialistas seguem para diferentes áreas de atuação, levando a experiência adquirida no Hospital São José e contribuindo para o fortalecimento da assistência em saúde na região e em outros centros do país.

“Para o Hospital São José é muito importante participar da formação de médicos especialistas. A residência contribui para que a medicina evolua e para que possamos qualificar ainda mais a assistência. Ainda é baixo o percentual de médicos que conseguem concluir essa etapa de formação, e para nós é motivo de orgulho poder colaborar com esse processo. São profissionais que saem preparados para atuar conosco, na região e em outros serviços, levando uma capacitação sólida. Ficamos satisfeitos em poder contribuir com a medicina e com a sociedade”, finaliza o diretor executivo do HSJosé, Juliano Petters.

Notícias Relacionadas

Pacientes e colaboradores do HSJosé recebem gesto de carinho por meio da música no dia de páscoa

Em tempos difíceis, simples ações de reconhecimento trazem conforto aos pacientes e pessoas que trabalham em Instituições de saúde

Hospital São José recebe doação de argamassas, rejuntes e pisos para o setor de radioterapia

Os materiais foram doados pelo Grupo Inkor, de Imbituba, e pelas empresas Eliane, de Cocal do Sul.

Com apoio do Hospital São José, Criciúma será sede do “Congresso de Cirurgia e Encontro Estadual de Residentes de Cirurgia Geral”

O evento contará com nomes de grande destaque na área de cirurgia geral, digestiva, oncológica e robótica no cenário nacional.

Seis altas por Covid-19 foram registradas em um só dia no Hospital São José

Para atendimento especialmente ao Covid-19, o HSJosé conta com 102 leitos de internação e 18 leitos de UTI.