Geral

HSJosé promove ação para comemorar Dia Mundial do Aleitamento Materno

Amamentar faz bem, é um ato natural e a melhor forma de amar e proteger o bebê. Estudos comprovam que um bebê que mama apenas no peito, até o sexto mês de vida, corre menos risco de contrair doenças, além de ser fundamental para saúde da mãe. A amamentação ajuda a mãe na prevenção de hemorragias e anemias causadas no pós-parto. A sucção do bebê auxilia na contração uterina, que ajuda na diminuição do tamanho do útero e, por consequência, reduz possíveis sangramentos, além de criar vínculos importantes entre mãe e filho, protegendo assim o sistema imunológico do recém-nascido também.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, se todos os bebês recebessem o leite materno exclusivamente até o sexto mês de vida, seria possível reduzir em até 13% a mortalidade infantil no Brasil. O que significaria 7.800 mortes a menos de crianças a cada ano.

Pensando nisso e buscando sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas, o HSJosé promove no dia 01 de agosto uma ação para incentivar as mães, sobre a importância do aleitamento. A ação faz parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno e tem como principal objetivo incentivar e fornecer informações a novas e futuras mamães sobre a importância de amamentar.

“Vamos conversar com as mulheres que estão no hospital e que ganharam filhos neste dia. Vamos falar sobre a importância da amamentação, medos, verdades e incentivá-las para uma amamentação segura e saudável”, declara Samira Freitas enfermeira responsável pelo Centro Obstétrico.

Após o nascimento enfermeiras e técnicas de enfermagem, colocam o bebê imediatamente em contato com a mãe, proporcionando desta forma, uma comunicação nos primeiros minutos de vida do bebê com a pessoa que ele vai conviver 24hs por dia.

“Queremos fazer com que os bebês criem este vínculo afetivo com as mães assim que saem da barriga. E se todos os exames estiverem bons, já incentivamos a mãe para amamentar seu bebê”, completa Franciele Kreutz, também enfermeira do Centro Obstétrico.

A ação acontecerá em dois horários, na sala de reuniões da maternidade do HSJosé, após a alta do atendimento ou do parto. Toda comunidade pode participar, colaboradoras e pacientes.
As mamães serão recepcionadas com um excelente lanche produzido pela padaria da Instituição.

Colaboração: Katia Farias