Saúde

HSJosé realiza duas captações de múltiplos órgãos

Foram captados os rins, fígados e globos oculares de dois pacientes que tiveram morte encefálica diagnosticada esta semana

Divulgação

O Hospital São José de Criciúma realizou esta semana duas captações de múltiplos órgãos. Ao todo, foram oito já realizadas em 2021 na instituição.

O primeiro doador foi um homem de 66 anos, que teve uma Hemorragia subaracnoidea (HSA). Após a detecção da morte encefálica, o processo de entrevista familiar foi coordenado pelas enfermeiras da Comissão Hospitalar de Transplantes (CHT), Renata Mendes Machado e Daniela Luiz Rocha. “Foi realizada a entrevista com a família, prestados todos os esclarecimentos de como funciona o processo de doação de órgãos e eles aceitaram a doação. Foram captados rins, fígado e globo ocular”, explica a enfermeira da CHT da instituição, Jaqueline Martins.

O explante dos órgãos foi realizado pelo médico Andrew Massut acompanhado de três médicos residentes.

A segunda captação da semana foi um homem, de 59 anos, que teve morte encefálica diagnosticada após um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Foram captados rins, fígado e globo ocular. E a equipe médica que participou da captação foi coordenada pelo médico Diogo Campos Tamiozo.

A CHT do HSJosé agradece a todos os envolvidos direita ou indiretamente no processo de doação dos órgãos que abrange desde o diagnóstico, manutenção ao explante.

Notícias Relacionadas

Fiocruz entrega mais de 2 milhões de doses de vacina ao PNI

No total, foram entregues 4,5 milhões de doses nesta semana

Veículo de Forquilhinha se envolve em engavetamento, em Bom Jardim da Serra

Um caminhão de São Martinho e um Ford/Fiesta de Bom Jardim da Serra também se envolveram no mesmo engavetamento

Residência é furtada em plena luz do dia, em Tubarão

Proprietário saiu pela manhã e ao voltar para casa à tarde encontrou o local invadido

Acidente de trânsito deixa uma pessoa ferida na Estrada Geral, em Orleans

Chegando no hospital, o motorista relatou que dormiu no volante e saiu da pista, colidindo no barranco, ele disse estar sentindo dores de cabeça e dor na face, sem sinais de embriaguez