Geral

HSJosé realiza primeira cirurgia de transplante de tecido ósseo pelo SUS

Instituição que é a primeira do Sul do Estado autorizada para realizar o procedimento, foi credenciada em dezembro para a realização de Transplantes de Tecido Músculo Esquelético.

Divulgação

O Hospital São José de Criciúma realizou na tarde desta sexta-feira, dia 22, o primeiro transplante de tecido ósseo realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Habilitado desde dezembro para a realização do procedimento, a instituição já realizou dois transplantes, sendo que este é o primeiro pelo SUS. A equipe coordenada pelos médicos Dr. Fernando Lupselo (CRM – 17718 | RQE – 12327), Dr. Mário César Búrigo Filho (CRM – 13463 | RQE – 6544) e Dr. Marcelo Baggio (CRM – 22380 | RQE – 17509), garantiu uma melhoria na qualidade de vida e na saúde de um paciente de 63 anos que necessitava de uma revisão de prótese no quadril.

“Este paciente já utilizava prótese há 10 anos, no entanto ela soltou e quebrou. Para que pudéssemos colocar uma nova prótese foi necessário o enxerto ósseo. Essa cirurgia irá trazer de volta a possibilidade do paciente caminhar novamente, por exemplo. É um procedimento que irá trazer ainda mais bem-estar, saúde e qualidade de vida”, garante o ortopedista, dr. Fernando Lupselo.

Para a realização do transplante, o tecido ósseo veio diretamente do Rio de Janeiro, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).

O HSJosé foi habilitado pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria PT SAES 514, válida até 07/2024, para realização de Transplante de Tecido Músculo Esquelético em dezembro de 2020. O credenciamento possibilita que a instituição de Criciúma ofereça uma assistência ainda mais específica nos casos de ortopedia e traumatologia, além de ampliar ainda mais os serviços de Alta Complexidade oferecidos à comunidade.

Com informações do site TNSul

Notícias Relacionadas

Estado e município de Laguna indenizarão homem que ficou cego por demora em cirurgia​

Um homem de 60 anos perdeu sua visão e será indenizado em R$ 150 mil pelo Estado e pelo município de Laguna.

Após realização do primeiro transplante renal do Sul do Estado, paciente tem alta do Hospital São José

Iasmin de Aguiar Possidonio, de 19 anos, teve alta na manhã desta terça-feira, dia 14 de janeiro

Projeto Ver retorna ao Sul do Estado com 990 cirurgias de catarata

Nesta quarta-feira (14), iniciam as cirurgias de catarata para 207 pacientes da Amrec, em Nova Veneza, e da Amurel, em Braço do Norte.

Médica é condenada por morte de paciente após cirurgia em Orleans

O fato aconteceu em setembro de 2014, quando a vítima havia sido internada para a retirada de um cisto no ovário.