Saúde

HSJosé realiza segunda captação de órgãos do ano

Foto: Divulgação / Comunicação HSJosé

Foto: Divulgação / Comunicação HSJosé

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e tecidos para Transplantes – CIHDOTT do HSJosé, realizou a 2ª captação de órgãos do ano, no domingo (15). Apesar da triste situação para todos os familiares, após a confirmação da morte encefálica constatada pelo neurocirurgião Dr. André Nesi, esposo, filho e familiares autorizaram a retirada de órgãos. A atitude, fez aumentar o número de doadores no Brasil.

A doadora foi uma mulher de 49 anos, natural de Siderópolis. O procedimento foi comandado pelos médicos, Dr. Gilberto Kremer e Andrio Massuti da Central de transplantes de Florianópolis e Dr. Leonardo Daniele, Anestesiologista do HSJosé. Os médicos receberam suporte da equipe de enfermagem do centro cirúrgico e CIHDOTT do Hospital. Foram retirados rins e fígado da paciente.

Lembre-se

Qualquer pessoa pode se tornar um doador de órgãos. Em vida é possível doar rins, parte do fígado, pulmão e medula óssea. No caso de doadores falecidos, com a constatação de morte encefálica, é possível doar fígado, rins, pâncreas, córneas, coração, ossos, válvulas cardíacas e até pele.

Porém, as doações só podem acontecer com a autorização dos familiares. Avise sua família sobre a intenção de se tornar um doador de órgãos.

Colaboração: Katia Farias / Comunicação HSJosé