Segurança

Ibama apreende 5,3 toneladas de ova de tainha após fraude em notas fiscais

Uma das notas apontava que parte da carga havia sido pescada pelo barco Navaroni, naufragado em dezembro em Laguna

Foto: Divulgação

Uma nova operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na apreensão de 5,3 mil quilos de ova de tainha obtidos de forma ilegal. A iguaria foi recolhida após investigação apontar que suspeitos usavam notas fiscais frias para fraudar o pescado de origem criminosa.

Uma das notas apontava que um barco naufragado em Laguna havia sido usado para a pesca de 14 toneladas de tainha. A embarcação é Navaroni, naufragada em dezembro e desmontada há pouco mais de duas semanas.

Quer receber as principais notícias da região? Clique aqui e entre no nosso grupo de WhatsApp e fique atualizado de forma rápida e confiável 

A apreensão da iguaria ocorreu, na segunda-feira, 19, na cidade de Porto Belo, em uma empresa de congelamento de pescados que comprou a carga. Em entrevista à NSC TV, o empresário Tamiji Yoshimura, disse que não sabia da origem ilegal. “Nós compramos o pescado na boa fé, porque me apresentaram a documentação. Mas esperamos ser ressarcidos pelo dono da carga”, falou à emissora.

O dono da carga foi identificado e será multado em mais de R$ 2 milhões, com base na pesagem do que foi apreendido. Segundo o Ibama, a ação integra a Operação Mugil, que combate a pesca, transporte e beneficiamento ilegal em todos os estados que contam com a pesca da tainha.

Se mantenha informado em tempo real! Clique aqui e siga o Sul in Foco no Instagram. Informações e notícias sobre a região na palma da sua mão!

Com informações gora Laguna