Geral

IBGE apresenta dados preliminares do Censo Agropecuário 2017 em Orleans

O Censo Agropecuário visitou os estabelecimentos agropecuários e obteve informações detalhadas das atividades desenvolvidas no campo.

Fotos: Robson Lunardi

Representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (11), na prefeitura de Orleans. Na presença do prefeito Jorge Koch e membros do da Secretaria de Agricultura, foi apresentado os dados preliminares do Censo Agropecuário 2017.

De acordo com o diretor do IBGE da região de Orleans, Thiago Bitencourt, nesta reunião, o volume de informações coletadas preliminarmente chamou a atenção. “Tivemos bastante trabalho para que esses dados estivessem à disposição do município”, disse. Segundo Bittencourt, o trabalho em toda a área rural contou com uma equipe de 13 recenseadores, quatro supervisores, e um agente censitário municipal.

O secretário de agricultura Cristovão Cruzeta destacou o trabalho desenvolvido pela pasta junto ao agricultor. “O trabalho sério desenvolvido por essa equipe contribui para que o agricultor coloque Orleans na segunda colocação em arrecadação agrícola na Amrec. São programas como o Porteira Adentro, silagem, distribuição de azevém com o suporte de uma frota de máquinas e equipamentos que transforma os agricultores em empresários rurais”, destaca Cristóvão.

O prefeito Jorge Koch, por sua vez, acredita que a partir dos dados, pôde-se constatar que a atividade agropecuária de Orleans é de extrema importância. “Isso significa que a nossa agricultura merece os investimentos que nossa equipe empreende. Isso nos anima e mostra que estamos no caminho certo, no desenvolvimento sustentável, ficando, assim, menos suscetíveis às oscilações do mercado”, afirma.

Os dados brutos já podem ser consultados no endereço eletrônico: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017. A partir do dia 01 de julho, os dados completos estarão disponíveis no site.

Alguns dados do Censo Agropecuário 2017 em Orleans

Total de estabelecimentos agropecuários: 1255
Área territorial do Município: 54.879 hectares

Efetivo da pecuária em Orleans – 2017:
Bovinos 27 mil
Suínos 50 mil
Galináceos 2,5 milhões

Produção de leite de vaca: 20,4 milhões de litros no período (entre 01/10/2016 e 30/09/2017)

Principais produtos da lavoura temporária: milho, fumo e cana-de-açúcar

Principais produtos da lavoura permanente: laranja, goiaba, banana e uva

Apicultura – 2017
Mel vendido: 120 toneladas no período (entre 01/10/2016 e 30/09/2017)

Aquicultura – 2017
Peixes vendidos: 195 toneladas no período (entre 01/10/2016 e 30/09/2017)

 

Colaboração: Robson Lunardi – Assessor de Comunicação da Prefeitura de Orleans

Notícias Relacionadas

Governo Municipal divulga calendário para cadastramento relativo ao saque do FGTS dos atingidos pelas chuvas de maio

O atendimento será realizado a partir da próxima terça-feira (22), seguindo até sábado (26), no Centro de Múltiplo Uso, na rua Humberto Salvan, no bairro Esperança.

Royalties do petróleo: STF reconhece que IBGE usou critérios ilegais para traçar a projeção marítima da costa de SC

Desde a década de 1990, diferentes procuradores do Estado atuaram no processo, além de servidores da própria PGE e de outros órgãos públicos estaduais, o que evidencia um trabalho coletivo que vai beneficiar todos os catarinenses.

Ex-secretário de Administração de Orleans e empresa tem bens bloqueados

Segundo o Ministério Público, Eduardo Bertoncini era responsável pela pasta na gestão do ex-prefeito Marco Antônio Bertoncini Cascaes

Clínicas e laboratórios particulares de Braço do Norte terão que informar a Prefeitura sobre exames para Covid-19 realizados

O Decreto 026/2020, assinado pelo prefeito, Beto Kuerten Marcelino, na noite deste domingo (12), visa garantir a transparência sobre os dados da doença no Município.