Geral

Içara abre cadastros na modalidade do “Projeto Entidades”

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

A secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda de Içara, por meio do departamento de habitação, informa que estão abertos os cadastros na modalidade “Projeto Entidades”. A proposta pretende inscrever no programa habitacional, até o mês de maio, um grupo de 50 famílias. O grupo mínino para dar os encaminhamentos no projeto é de 10 famílias inscritas.

Nessa mesma modalidade já está em andamento um grupo com 40 famílias com inscrições e documentações finalizadas. E ao primeiro grupo já foram entregues 38 casas. O cadastramento deve ser feito na sede da secretaria de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Rua Marcos Rovaris, 1369, Centro (em frente ao Paço Ângelo Lodetti), das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.

Para efetivar o cadastro é necessário ter renda máxima de R$ 1.600,00, terreno devidamente escriturado na área urbana e não ter participado de outro programa social de habitação. O processo segue o trâmite: cadastramento, entrega de documentação, aprovação e a construção do imóvel que leva entre 12 e 18 meses, após aprovação.

A proposta é viabilizada em parceria com a Associação para o Desenvolvimento Habitacional Sustentável de Santa Catarina (ADEHASC), por meio do Programa Minha Casa Minha Vida do Governo federal e caixa econômica. De acordo com diretor de Articulação da ADEHASC, Gustavo Barretto, Içara está bem organizada com os projetos habitacionais. “Entre muitos municípios que visitamos Içara está organizado no segmento habitacional e muito á frente das demais cidades onde apresentamos a proposta. Vale ressaltar que a contrapartida do Governo neste projeto é a mão de obra no que tange o cadastramento”, explicou.

Já a secretária de Assistência, Juci Fernandes, assinala que o programa Minha Casa Minha Vida – Entidades vai contribuir com a proposta do governo municipal “de reduzir a déficit habitacional em Içara que hoje é de aproximadamente 1.500 famílias. Com os demais projetos habitacionais em andamento pretendemos entregar, no período de um ano, uma casa por dia”.

Projetos habitacionais em Içara – O Governo de Içara, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), pretende entregar até 2016, pelo Programa Minha Casa Minha Vida 657 novas moradias. São 212 em construção no bairro Tereza Cristina e 60 no Poço Oito; 180 no Poço Três e 155 no Aurora, sendo as duas últimas aguardando apenas a liberação de cota do Programa Minha Casa Minha Vida 3. Para famílias com terreno adquirido serão mais 40 casas pulverizadas (grupo em andamento), do Projeto Entidades. Mais 38 já entregues em 2014 dentro do mesmo projeto.  A proposta é reduzir consideravelmente o déficit habitacional cadastral de Içara de 1,5 mil na zona urbana e rural. 

Colaboração: Alexandra Cavaler