Geral

Içara: alagamentos pautam reunião entre Executivo, Legislativo e comunidade

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

Foto: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara

Atendendo ao requerimento do vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, o vice Sandro Giassi Serafin, e o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti Junior, participaram na noite de ontem, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, de uma reunião onde a pauta foi as ações para evitar os alagamentos causados pelas chuvas.

O encontro, que foi dirigido pelo presidente do Legislativo, vereador Marcio Toretti, contou ainda com a presença de vereadores, secretária de Articulação Marli de Faveri, equipe técnica das secretarias de Planejamento e de Obras, defesa civil e a comunidade que pôde manifestar suas dificuldades, dar sugestões e solicitar encaminhamentos.

Lodetti apresentou as ações já executadas pelo governo para evitar que as fortes chuvas das últimas semanas provoquem transtornos maiores, desatacou que meteorologistas da região afirmaram que no mês de fevereiro já choveu 50% mais do que normal para esta época e elencou as medidas emergências que devem ser adotar pela Administração Municipal.

“A chuva somente neste mês já ultrapassou o volume normal para esta época. Em virtude disso estamos trabalhando em limpeza de galerias, desassoreamento do Rio dos Porcos, macrodrenagem do Três Ribeirões e limpeza de bocas de lobo. Nossa proposta em caráter emergencial é a de mantermos uma equipe fazendo a limpeza permanente nas galerias e de bocas de lobo; e já estamos trabalhando na readequação de bocas de lobo que estão com funcionamento precário e também de alguns pontos da microdrenagem”, explicou.

Já o prefeito içarense relatou que após um levantamento feito pela equipe técnica foram detectados 39 pontos de alagamentos no município e que a solução definitiva para a situação já tem projeto. “Atualmente são 39 pontos de alagamento, sendo a região do Liri e Centro os locais mais graves. O projeto global de obras está pronto para ser apresentado ao Governo Federal tão logo o PAC3 seja lançado. Até lá, orçaremos os custos de intervenções emergenciais e buscaremos apoio estadual, pois somente com recursos da prefeitura não vamos conseguir”, assinalou Murialdo Gastaldon.

Após as explanações concluídas e as argumentações e colocações dos presentes ouvidas e discutidas, uma comissão, composto por moradores das comunidades atingidas, vereadores e técnicos da prefeitura, foi formada para acompanhar os encaminhamentos sobre o assunto. Para o vereador auto do requerimento, e que também faz parte da comissão, o encontro foi bastante positivo.

“A reunião teve resultado positivo. Percebemos que o poder público está mobilizado e vai buscar amenizar a situação até que possa resolver o problema por completo. Posso afirmar que o encontro alcançou o objetivo proposto. Estamos juntos para auxiliar na busca de recursos”, declarou Marzinho.

Para o morador do bairro Cristo Rei, Isac do Nascimento, tudo o que está sendo feito e reconhecível “e louvável, mas a manutenção tem que ser periódica. Este é o caminho. Esperamos que o compromisso estabelecido aqui, seja cumprido”.

Colaboração: Alexandra Cavaler / Comunicação Prefeitura de Içara