Clima

Içara decreta situação de emergência

Foto: Alexandra Cavaler

Foto: Alexandra Cavaler

Em reunião com os membros do Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil (CONSDEC), e com a aprovação dos mesmos, o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon, decretou situação de emergência em decorrência das fortes chuvas da última terça-feira (10). A decisão tomada vai permitir ao chefe do executivo içarense ter maior mobilidade administrativa no que tange os encaminhamentos para a solução de inúmeras situações.

Na tarde de ontem o prefeito de Içara esteve reunido com o coordenador da defesa civil, Seloney Carvalho; secretários de Obras, Nestor Brunel, e de Agricultura, Samuel Matiola; e encarregados, de quem recebeu o relatório com todos os dados sobre o evento natural. Hoje, as informações foram apresentadas e discutidas com o grande grupo culminado com a decisão tomada.   

“Muitas situações pontuais foram diagnosticadas, mas o principal problema está relacionado às ruas, tanto as pavimentadas como as não pavimentadas. O decreto nos permitirá dar celeridade no processo de aquisição de areão, asfalto, contratação de maquinário, por exemplo, para a recuperação de vias, sem precisarmos aguardar por processos licitatórios que compreendem um prazo aquém do que a população pode esperar. A demanda é grande e a situação precisa ser resolvida com urgência”, assinalou Murialdo.

“Içara é um dos quatro municípios mais atingidos da AMREC, de acordo com a defesa civil regional, teve o maior volume de água e graças ao trabalho preventivo que vem sendo feito as águas escoaram com certa rapidez, mas isso não impediu que prejuízos fossem contabilizados. A aprovação do conselho nos dará condições de trabalhar com mais agilidade”, declarou o vice-prefeito Sandro Serafin.

Entre os membros do Conselho estão todos os secretários municipais e representantes das seguintes entidades: CDL, ACII, CONSEG, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, APAE e ÉFIAS. A defesa civil do estado esteve representada no encontro pelo voluntário Silvanei Antonio Borges.

Colaboração: Alexandra Cavaler/Assessoria de Comunicação PMI