Segurança

Içara deve adotar sistema de ressocialização para limpeza da cidade

Içara deve adotar sistema de ressocialização para limpeza da cidade

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Içara

Uma comitiva içarense formada pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon, secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti Junior, diretor de Obras Samuel Matiola e vereador Geraldo Baldissera, esteve, nessa quinta-feira (23), em Curitibanos, no oeste do Estado, para conhecer o projeto que emprega mão de obra dos detentos do regime semi-aberto para limpeza da cidade.

De acordo com o prefeito, essa experiência tem se espalhado por Santa Catarina e Curitibanos foi a pioneira. Na cidade, segundo Gastaldon, população e coordenadores do projeto, elogiam o trabalho de ressocialização realizado na limpeza das ruas. “Nós conhecemos a penitenciária localizada em São Cristóvão do Sul. Os que cumprem o trabalho de limpeza são do regime semiaberto, já os do regime fechado trabalham dentro de fábricas instaladas no presídio, 100% da mão de obra é utilizada. Provavelmente adotaremos a prática com o semiaberto também em nossa cidade ainda neste primeiro semestre”, adiantou o chefe do executivo.

Segundo o secretário de Planejamento Arnaldo Lodetti, o convênio é celebrado com o Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Cidadania. “Nesse convênio fica definido a quantidade de detentos e a responsabilidade de cada um. O município paga o salário mínimo nacional por mês, e fornece os equipamentos de proteção individual. A alimentação, uniforme e o acompanhamento dos detentos na cidade são de responsabilidade da Secretaria de Justiça”, explicou.

O salário mínimo que será pago ao Estado pela Administração, tem uma repartição: 25% é destinado ao Governo, 25% à família do detento, 25% vai para uma poupança para ele, e os outros 25% dependendo da decisão judicial vai para a família/estabelecimento que foi causado dano moral.

Colaboração:  Tânia Giusti / Comunicação Prefeitura de Içara 

Notícias Relacionadas

Governo de Santa Catarina quer regulamentar parcerias com empresas para empregar detentos

Na prática, estas parcerias já existem por meio dos mais de 240 convênios de trabalho firmados .

Traficantes são presos em Braço do Norte

Foram apreendidas sete embalagens de cocaína prontas para a venda, 12.4 gramas de maconha e um R$ 6.500,00.

Domingo (11) com sol na maior parte do dia em SC

Temperatura alta, declinando no final do dia.

Mulheres vítimas de violência doméstica poderão ter cota de vagas de emprego em SC

A iniciativa determina que agências de emprego públicas e privadas devem reservar, no mínimo, 5% do total de vagas de trabalho existentes no cadastro para vítimas de violência doméstica ou familiar.