Geral

Içara estuda processo de tombamento e restauração de edificações históricas

A realização de um convênio de cooperação técnica entre a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e o Governo de Içara vai possibilitar a restauração de edificações históricas da cidade. Uma reunião entre profissionais da Udesc, a Fundação Cultural e o prefeito Murialdo Canto Gastaldon tratou sobre o projeto que deve iniciar pela Capela São Bom Jesus, na comunidade de Esperança, Içara.

O projeto apresentado pela universidade prevê, inicialmente, um levantamento técnico arquitetônico. O trabalho seguiria após o tombamento das edificações. “O tombamento é um ato de reconhecimento do valor histórico, artístico e cultural. E este processo não retira o bem do proprietário, permite é de que ele seja restaurado e preservado como um “bem” do município”, explica o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.

“É nosso interesse participar. O trabalho terá o envolvimento de professores e estudantes do curso de arquitetura”, esclarece o chefe do escritório de Cooperação Técnica da Udesc, Jader Afonso Savi Mondo.

A participação das comunidades no processo também foi assunto tratado na reunião que contou com a presença da representante do conselho da comunidade de Esperança, Silvana Brunel. Uma palestra será organizada para esclarecer com a população da localidade sobre o processo de tombamento.

A reunião contou ainda com a participação da presidente da Fundação Cultural, Eliana Jucoski, do secretário de Planejamento, Israel Rabelo, e da secretária de Articulação Estadual e Nacional, Marli de Fáveri e da diretora de Patrimônio e Museu, Sanete Dagostin.

Francis Leny/Assessoria de Comunicação PMI