Geral

Içara será sede de novo santuário diocesano

No domingo, dia 30 de junho, será lançada a pedra fundamental

No domingo, dia 30 de junho, durante uma missa, a comunidade estará reunida na localidade de Morro Bonito, no interior de Içara, para participar do lançamento da pedra fundamental do novo santuário diocesano. São esperadas mais de três mil pessoas, a maioria integrante do movimento do Apostolado da Oração. Um grupo sairá às 14 horas da Igreja Matriz São Donato em caravana. A chegada ao Morro Bonito está prevista para as 15 horas.

Ontem, o bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach, os membros da Comissão Pró Construção e o coordenador, padre Antonio Vander da Silva estiveram reunidos no local para repassar informações sobre o projeto. Os trabalhos de terraplenagem estão em fase de finalização. Mais de 13 hectares compõem o terreno (doado pelo empresário Zefiro Giassi e sua esposa Ana Maria Zilli) para construção. O santuário será dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.

“Dei aulas durante nove anos em Morro Bonito. Metade quando era solteiro, metade já estava casado. Apesar de não ser minha terra natal, me adotaram aqui como se fosse minha terra”, recordou o empresário Zefiro Giassi. Conforme o coordenador da Comissão Pró Construção, padre Antônio Vander, quatro mil carnês já foram distribuídos entre paróquias e comunidades da Diocese, que abriga 25 municípios. “Construir uma igreja depende do povo, que tem um coração maior do que ele próprio”.

Segundo Portal Engeplus, a obra ainda não tem valor estipulado e nem prazo para terminar. De acordo com o engenheiro civil Antonio Zanette, a sondagem do terreno será feita na próxima semana e ainda não há levantamento dos custos da obra, pois há necessidade ainda de projetos complementares. “É uma obra da Igreja, e a Igreja somos todos nós que temos fé”, disse o bispo diocesano Dom Jacinto Flach, que destacou a importância do caráter de santuário pois, diferente dos templos de paróquias e comunidades, um santuário costuma atrair milhares de pessoas de diversos lugares, o ano inteiro.

Saiba mais – O arquiteto Maurício Carneiro, que foi acompanhado pelo pai, o também arquiteto Fernando Carneiro, detalhou o projeto do santuário do Sagrado Coração de Jesus: haverá um pórtico de entrada, que dá acesso a uma avenida com duas pistas e estacionamento com capacidade para 1,1 mil automóveis, além de ônibus. Logo após, apresenta-se no terreno o Jardim das Oliveiras, com 12 pés de oliveira, trazidos de Jerusalém. Em seguida, estará a Capela do Getsêmani, onde se encontrará uma imagem de Jesus, que representará a agonia no Horto das Oliveiras.

Em seguida, o percurso abrange a Via Sacra, com 14 estações. Na 4ª Estação, haverá o encontro de Jesus e sua mãe, Maria, no espaço denominado Praça de Nossa Senhora, circundada por 12 palmeiras, representando os 12 apóstolos, simbolizando o início da Igreja Católica. Com formato de cruz latina, o Santuário terá capacidade para 1,3 mil pessoas sentadas e mais 300 em pé. O templo também contemplará espaços externos para celebrações campais com capacidade para até 15 mil pessoas.

Projeto compelto: http://www.carneiro.arq.br/santuario.html

Para colaborar com a obra do santuário:

Contas em nome de Diocese de Criciúma

Caixa Econômica Federal
Banco 104
Agência 1785-0
Operação 003
Conta Corrente 1950-6

Banco do Brasil
Banco 001
Agência 3226
Conta Corrente 16262-0