Geral

Içara: trânsito na área central volta ao que era antes

Içara: trânsito na área central volta ao que era antes.

Divulgação

Cerca de três meses após passar por mudanças, o trânsito na região Central de Içara voltou ontem ao que era antes. A alteração foi proposta pela atual gestão e promete melhorar a mobilidade urbana da localidade. As principais modificações colocadas em prática afetam a rua Cel. Marcos Rovaris. Placas de sinalização já foram implantadas e agentes de trânsito se dividem no trajeto para orientar os condutores que utilizam a via.

“A melhor coisa que fizeram até hoje foi isso aqui (alterar o trânsito). Antes estava congestionando, tocaram o tráfego para cima, agora não, voltou ao normal como estava antes, melhorou o trânsito”, comenta o morador de Içara, Antônio Carlos Joaquim, o Véve. A içarense Renata Souza também concorda com a nova mudança. “Está melhor assim, para estacionar estava tudo errado, o povo estava acostumado, não sei por que mudar. Assim está melhor”, relata.

As principais mudanças refletem no trânsito da rua Cel. Marcos Rovaris, que agora está invertido, e da rua Henrique Lage, que muda o sentido da rua Sete de Setembro e não é mais em direção à avenida Procópio Lima. Apenas a continuidade da mão dupla da rua Anita Garibaldi até a Cel. Marcos Rovaris continua mantida. “Como estava, antes de agora, o trânsito estava péssimo. Não tinha condições”, relata o içarense aposentado, José da Silva.

Opinião dividida

Embora os moradores ouvidos pela reportagem sejam favoráveis à nova mudança, nem todos concordam com a decisão. “Os lojistas estão divididos. Uns querem que permaneça, outros querem que alterem novamente. Os outros do entorno da Cel. Marcos Rovaris acham que vão ser prejudicados outra vez, porque com a alteração ao contrário que foi feita agora, o trânsito para as outras ruas ficou melhor”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, Paulo Roberto Brígido.

Um encontro entre as algumas entidades do município foi proposto com o objetivo de demonstrar o apelo por mais paciência da administração. “Eu fiz uma reunião com a Associação Comercial de Içara e com o Sindilojas, os três presidentes foram unânimes em dizer o seguinte: ‘vamos pedir para ela (prefeita) aguardar um pouco mais’. Nós não somos contra nenhum tipo de mudança, quando foi para mudar ano passado, foi apresentado um estudo, mas desta vez, simplesmente vão alterar sem falar com as entidades”, acrescenta Brígido.

Mesmo que nem todos sejam a favor, a decisão foi tomada pela administração e a mudança já foi colocada em prática. “Nós fomos lá, levamos um documento pedindo um pouco mais de paciência e, depois sim, o que tivesse errado, que fosse corrigido. Ela (prefeita) não aceitou nosso pedido, disse simplesmente que iria mudar, cabe a nós aceitar, não vamos criar nenhum tipo de situação com o poder público, mas deixou algumas expectativas frustradas para alguns comerciantes. Queríamos só um pouquinho mais de paciência”, lamenta o presidente.

Decisão foi tomada sem diálogo

O vereador Jairo Manoel da Silveira (PSD), o Jairinho, também foi contra a alteração sem uma conversa mais clara com o Legislativo. “Em relação a essa mudança de trânsito que ocorreu hoje (ontem) aqui na cidade, ela é fruto de muita falta de diálogo e consideração por parte da administração, as entidades pediram mais uns seis meses para estudar e ver realmente a eficácia da mudança, quais as ruas que ficaram ou não boas, pedimos ao Executivo, mas não recebemos nenhum parecer, foi uma opinião própria deles, sem estudo”, destaca.

Com informações do site TNSul 

Notícias Relacionadas

Assinado decreto que regulamenta o trânsito de veículos na Orla do Município de Balneário Rincão

O decreto permite a circulação e o estacionamento de veículos automotores em espaço determinado na orla marítima do município durante a safra da tainha.

Obras de pavimentação mudam trânsito sobre ponte do Rio Tubarão, em Lauro Müller

O Governo de Lauro Müller realiza, nesta semana, trabalhos para retirada do pavimento antigo na rua Dr. Valdir Cotrin, no Centro, para andamento da revitalização na via.

Com corte de árvores, trânsito terá alterações na SC-390, em Lauro Müller

Trabalhos de supressão vegetal, para futura pista de caminhada, vai redimensionar fluxo de veículos para ruas do Centro, com mudanças definidas pela sinalização provisória.

Prefeitura de Orleans fecha rodovia SC-390 para trânsito de caminhões por tempo indeterminado

Saída para Pindotiba será fechada para caminhões para execução dos trabalhos de drenagem e pavimentação da Rua Edgard Cunha.