Geral

Içarense de Xadrez bate recorde de participantes em mais uma edição

A Fundação Municipal de Esportes (FME) e a ACX/Içara realizaram na tarde de ontem a sétima etapa do segundo Circuito Içarense de Xadrez Rápido. O evento que aconteceu na E.E.B. Professora Maria da Glória Silva, bairro Aurora, contou com número recorde de participantes. Foram 89 enxadristas: 35 na Divisão Especial e 54 na divisão Escolar.

Atletas de cidades da região, como Araranguá, Balneário Gaivotas,  Braço do Norte, Criciúma, Forquilhinha, Morro da Fumaça,  Santo Amaro da Imperatriz e Nova Veneza, também estiveram presentes na competição. “O evento foi um sucesso em mais uma edição, mas acreditamos que o número de participantes poderia ser bem maior porque muitos enxadristas da cidade e de municípios vizinhos se envolveram com a 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBEMEP) que também aconteceu neste fim de semana”, assinalou o treinador Claudionor Pirola.

Na Divisão Especial, de acordo com Pirola, houve quebra de tabu, com a vitória do jovem e talentoso atleta de Braço do Norte Kelvin Schmoeller, com cinco vitórias e dois empates; resultado que o levou ao ouro.  Já o segundo lugar ficou o técnico da ACX-Içara Claudionor Pirola, com cinco vitórias, uma derrota e um empate. Mesmo sem vencer esta etapa o professor da ACX garantiu matematicamente, o título do Segundo Circuito Içarense de Xadrez Rápido com três fases de antecedência. O Terceiro Lugar, também ficou com Içara. Marcelo Senger contabilizou cinco vitórias, um empate e uma derrota e segue na vice-liderança do Circuito. 

Ainda na primeira Divisão, categoria Sub14 o destaque foi de Samuel Kamer (Forquilhinha)com a primeira colocação; em segundo ficou o içarense Jonas Inácio e em terceiro lugar Felipe Fortuna de Morro da Fumaça. Já na categoria sub12 o pódio foi dominado por içarenses: Matheus Quarezemin (1º), Maria Clara Senger (2º) e Gisele S. Leacina (3º).

O título da etapa, na Divisão Escolar, ficou com Pedro Miguel de Forquilhinha, com seis vitórias e uma derrota; o segundo lugar foi de Nicole Assunção, Santo Amaro da Imperatriz, também com seis vitórias e uma derrota; e o em terceiro lugar com Matheus Reús de Içara, com cinco vitórias, um empate e uma derrota. “A colocação de Matheus nesta fase o deixou mais próximo do líder e na briga pela liderança da competição.  Ao contrário da Primeira Divisão, a competição segue muito equilibrada, e o título do Circuito está longe da definição. Acredito que o campeão será conhecido apenas na última etapa”, explicou Pirola.

Os destaques na Divisão Escolar, sub12, foram Guilherme Reús (Içara), primeiro colocado; Kaio Roling (Braço do Norte) em segundo; e Isabela Pinho (Santo Amaro da Imperatriz) na terceira colocação. Na categoria sub10 a classificação foi a seguinte: Em primeiro João Gustavo Pereira (Forquilhinha); segundo Jhean Graboviski (Braço do Norte) e em terceiro Evelyn de Souza (Içara).

Colaboração: Alexandra Cavaler 

 

[soliloquy id=”86907″]