Saúde

Idosa de SC reencontra cachorrinhos três dias antes de morrer e história emociona

A mulher de 80 anos relatou aos familiares que sentia saudade dos animais

Divulgação

Um reencontro especial em tom de despedida aconteceu para Lourdes Oliboni Zanatta, de 80 anos, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, em São Miguel do Oeste. Em 9 de dezembro, três dias antes de morrer por causa de problemas cardíacos e pulmonares, ela reencontrou os cachorrinhos de estimação na unidade hospitalar.

De acordo com informações do g1/SC, Jandir Zanatta, filho da dona Lourdes, disse que ela contou para os familiares que sentia saudade dos cachorros.

— Teve um dia que ela pediu: “Eu quero ver meus cachorrinhos”. Os cachorros moram na mesma casa que a mãe, então ela estava sentindo falta. Falamos com o pessoal do Hospital e eles atenderam nosso pedido. Foi muito legal. Ela deu risada, ficou feliz e nós também — afirmou.

Dona Lourdes reencontrou os animais de estimação ao lado de profissionais da Comissão de Cuidados Paliativos da unidade. O hospital informou que os animais estavam limpos e com as vacinas em dia.

A paciente foi internada no dia 2 de dezembro e estava com o estado de saúde delicado. Ela recebeu cuidados depois de ter feito uma cirurgia no coração.

Eloisa Zanella, gerente de enfermagem, relata o momento do reencontro e diz que ações deste tipo fazem parte do atendimento humanizado da unidade.

— Ela ficou muito feliz, falava o nome dos cachorrinhos […] foi lindo. Procuramos sempre tratar com carinho os pacientes do Hospital Regional. São cuidados especiais que o seu familiar merece — afirma.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Onda de calor segue no Sul e temperatura pode chegar a 40º em SC

Aviso é da Defesa Civil de Santa Catarina

Criciúma: vacinação contra a Covid-19 é retomada nesta segunda-feira

Imunização para crianças de 5 a 11 anos vai iniciar nesta terça-feira, 18, após organização da logística de aplicação

Busca por vítima de naufrágio em Laguna é retomada nesta segunda-feira

Buscas pela vítima estão sendo feitas pela Marinha, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros desde a sexta-feira, 25

CCR ViaCosteira informa cronograma semanal de obras na BR-101 Sul

Veja as ações a serem feitas entre os dias 17 e 23 janeiro. O cronograma poderá sofrer alterações e, em caso de condições climáticas desfavoráveis, os serviços serão reprogramados