Saúde

Idoso de 101 anos é vacinado contra Covid-19 em Morro da Fumaça

Vacinação das pessoas acima de 90 anos de idade iniciou nesta quarta-feira

Divulgação

Otávio Soratto está prestes a completar 102 anos. Lúcido, ele passa os dias atento ao rádio e foi através das notícias que ficou sabendo que a vacina contra o coronavírus chegaria até ele nesta quarta-feira, 10.

Ao ver o carro da Secretaria do Sistema de Saúde chegar em sua casa, no distrito de Estação Cocal, ele já foi recepcionar a vacinadora e a Agente Comunitária de Saúde e, minutos depois, já havia recebido a primeira dose do imunizante. “Tem que tomar a vacina, mas continuar com todos os cuidados”, disse ele que se surpreendeu com a velocidade em que recebeu a dose. “Mas já!”, exclamou ele que depois exibiu a carteirinha de vacinação com orgulho.

Ao se despedir da secretária de Saúde, Marijane Felippe, da vacinadora Lidiane Damásio Steinback e da Agente Comunitária de Saúde, Rejane Sartor Sorratto, seu Otávio deixou um “arrivederci” (até logo em italiano) porque em breve receberá a equipe novamente para a segunda dose.

Vacinação em casa

Três equipes da Secretaria de Saúde estão indo até as residências das pessoas acima de 90 anos para aplicar a vacina, o que deve acontecer até a próxima sexta-feira, dia 12. “Precisamos proteger os mais vulneráveis e vacinar os idosos em casa os protege do vírus mais de uma vez, pois evita que eles vão até as unidades de saúde. Também sabemos das dificuldades que alguns têm para se deslocar”, fala o prefeito em exercício, Eduardo Sartor Guollo.

Após aplicar a primeira dose já no início da manhã, o trabalho teve continuidade na casa de outros fumacenses desta faixa etária. “A vacinação dos idosos acima de 90 anos ocorre em paralelo à imunização dos trabalhadores da saúde do setor público e privado, seguindo o Plano Municipal de Imunização que tem como base as notas técnicas da Secretaria de Estado da Saúde, pois este é um grupo que precisa ser protegido do vírus o quanto antes”, fala a secretária do Sistema de Saúde.

Os familiares dos idosos devem ficar atentos, já que as equipes da Secretaria de Saúde irão até as casas. As dúvidas podem ser sanadas pelo 3434-5435.

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Santa Catarina registra segunda maior taxa de distanciamento social do país neste sábado

Em cumprimento ao Decreto Estadual, estabelecimento é interditado em Imbituba

A loja estava aberta e com todos os funcionários em atividade.

Coronavírus em SC: Governo do Estado pactua abertura de 322 novos leitos clínicos e 170 de UTI

Semana Restart traz debates atuais para acadêmicos UniSatc

Na próxima segunda, aulas seguem na instituição na modalidade presencial e online