Geral

IFSC é referência no incentivo ao empreendedorismo e ações inovadoras em SC

Esses números são reflexos dos esforços de várias instituições públicas e privadas para valorizar e fomentar o empreendedorismo no estado.

Foto: Divulgação

Quando se fala em empreendedorismo, Santa Catarina (SC) é referência no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups), o estado é o segundo que mais tem startups no país, com 20% do total de empreendimentos desse estilo no Brasil, ficando atrás apenas de São Paulo, com 28,5%.

Ainda de acordo com ABStartups, dos 11 municípios que mais possuem startups por habitante, sete (Florianópolis, Chapecó, Tubarão, Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú e Criciúma) são catarinenses. Esses números são reflexos dos esforços de várias instituições públicas e privadas para valorizar e fomentar o empreendedorismo no estado.

Dentre essas instituições, o IFSC possui um papel importante. Dos 21 cursos de bacharelado que a instituição possui, 18 tem matérias sobre empreendedorismo e nos cursos superiores de tecnologia, pelo menos 50% possuem disciplinas relacionadas com o tema. Dessa forma, com o empreendedorismo fazendo parte do conteúdo programático das disciplinas, os estudantes ficam preparados para pôr em prática suas ideias inovadoras quando estiverem no mercado de trabalho.

Pensando nisso, desde 2017 o IFSC possui o polo Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), que funciona no campus Florianópolis, sendo uma das quatro instituições federais que possui um polo como esse. Lá são desenvolvidos projetos nas áreas de sistemas de energia, internet das coisas e fontes renováveis de energia. Estudantes que apresentam suas ideias inovadoras nessas áreas no polo conseguem até 90% de financiamento em seus projetos, além de todo o suporte para o desenvolvimento do seu produto ou serviço e para a criação da sua startup.

Além do polo de inovação, um dos exemplos da relação do IFSC com o incentivo a criação de startups e de incentivo ao empreendedorismo é a 6S, empresa criada pelo estudantes do curso de Mecatrônica do Campus Florianópolis. A ideia de criar a 6S surgiu após o desafio ideias inovadoras do IFSC, onde os estudantes criaram uma máquina de corte e gravação e perceberam que poderiam ofertar um serviço aprimorando ela com um laser.

Para mais detalhes e informações, acesse http://bit.ly/empreendedorismoifsc.

Colaboração: Comunicação IFSC

Notícias Relacionadas

Massa de ar frio avança e mínima pode ficar abaixo de 5°C durante a noite desta quarta-feira em SC

O dia começa com tempo instável, mas a chuva fica mais reservada durante a manhã e início da tarde.

Após mais de 2 meses desaparecida, adolescente de 13 anos é resgatada de acampamento em mata de SC

Polícia Civil investiga suspeita de cárcere privado. Vizinho de 51 anos é procurado.

Grupo RB recepciona clientes durante evento em comemoração ao 5º aniversário

Serra registra mínima de -8°C e pelo menos 17 cidades de SC têm temperaturas negativas; FOTOS

Menor temperatura foi registrada em Urupema. Pelo menos outras 16 cidades do estado haviam registrado temperaturas negativas, segundo a Defesa Civil, neste domingo (4).