Economia

IFSC Tubarão forma turma do Pronatec Agricultor Familiar em Orleans

O curso foi realizado em parceria do IFSC com a prefeitura de Orleans e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Foto: Divulgação/IFSC

Foto: Divulgação/IFSC

O Câmpus Tubarão do Instituto Federal Santa Catarina (IFSC) formou no sábado (06) a turma do Pronatec Agricultor Familiar. O curso foi realizado no município de Orleans e beneficiou jovens que trabalham na agricultura.

A formatura foi realizada nas instalações do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), onde ocorreram as aulas do curso. Estiveram presentes na cerimônia o secretário municipal da Agricultura, Edson Kestering, o reitor da Unibave, Élcio Willeman, a diretora-geral do Câmpus Criciúma, Rita Flôr, o chefe do Departamento de Administração (DAM), Benedito Possamai, a chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (Depe), Gabriela Tiscoski, e a coordenadora adjunta do Pronatec no Câmpus, Fernanda Corrêa Garcia, além dos professores Rogério Schmitt e Antônio Corrêa Garcia.

O curso foi realizado em parceria do IFSC com a prefeitura de Orleans e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Desde janeiro, foram 200 horas de aula, sempre aos sábados.

Os alunos, a maioria jovens filhos de agricultores, tiveram aulas sobre cooperativismo, organização da agricultura familiar, sistemas de produção, meio ambiente e energias renováveis, comunicação e inclusão digital.

Fernanda Garcia destaca que este foi o primeiro curso do Câmpus Tubarão realizado fora dos limites da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). “Foi um desafio para o Câmpus realizar este curso, fora de nosso eixo tecnológico e fora da Amurel. Mas o resultado foi muito positivo. O curso contribuiu muito para a formação desses jovens que querem permanecer na agricultura. Foi um curso focado em questões de associação, cooperativismo e técnicas que podem ser aplicadas na propriedade”, afirma.

Colaboração: Daniel Cassol – Assessor de Comunicação Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Criciúma