Geral

II Gincana de Medicamentos promovida pelo NASF chega ao fim

Foram arrecadados 18 sacos de 100 litros cheios de medicamentos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os farmacêuticos do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) encerraram nesta terça-feira, (05), a II Gincana para arrecadação de medicamentos. O vencedor da competição foi o Distrito Sanitário Boa Vista, sendo que as Unidades de Saúde pertencentes ao mesmo receberam uma cesta de café da manhã. O evento que foi realizado na Unidade de Saúde do Pinheirinho, contou com a presença da secretária do Sistema de Saúde, Geovânia de Sá.

Segundo a secretária, está foi mais uma oportunidade para divulgar a importância que o profissional de Farmácia tem na vida da população. “Um dos principais objetivos desta ação não é somente arrecadar grandes volumes de medicamentos, mas sim alertar a população sobre os riscos de armazenar em casa sobras de medicamentos não mais em uso e até mesmo vencidos. Parabenizo a todos os Distritos Sanitários que não mediram esforços para arrecadar esses 18 sacos de 100 litros cheios de medicação, que com certeza estão colaborando para que as pessoas não se automediquem”, declarou.

A primeira gincana foi realizada no ano passado após os farmacêuticos perceberem nos domicílios onde realizam visitas, muitos medicamentos sendo utilizados sem prescrição médica, de forma inadequada, onde muitos aproveitavam as sobras para se automedicarem ou ainda indicarem a parentes ou vizinhos, acarretando diversos problemas de saúde. Os medicamentos passarão por uma triagem e aqueles que estiverem em boas condições de uso serão doados à Farmácia Solidária da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Os medicamentos que estiverem impróprios para consumo serão levados para descarte apropriado.

Conforme a farmacêutica, Michele De Boit, o que motivou os farmacêuticos da NASF a realizarem a gincana foi o fato de a maior parte da população estar utilizando medicação de forma errônea e indiscriminada. “O NASF quer amenizar esta problemática. Cada Estratégia Saúde da Família (ESF) conta com uma caixa coletora de medicamentos, onde a população pode deixa os mesmo que não utiliza mais”, comentou Michele.

A farmacêutica do NASF, Greice Peplau Kauling, o uso de medicamentos é muito preocupante, pois na maior parte dos casos tem efeitos negativos. “O trabalho dos farmacêuticos em relação às visitas domiciliares foi finalista neste ano de 2013 do prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos “Lenita Wannmacher” IV Edição, onde foram apresentados todos os benefícios em relação ao uso racional de medicamentos que o farmacêutico do NASF orienta durante uma visita domiciliar”, destacou Greice.

Colaboração: Milena dos Santos/Decom PMC