Turismo

Iluminação é restabelecida na Serra do Rio do Rastro

Rodovia estava às escuras nos últimos meses

Foto: Internet

Foto: Internet

Após meses sem iluminação, as luzes foram reacesas na última quinta-feira na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller. A rodovia que serpenteia a serra estava na escuridão desde o ano passado, colocando em perigo a vida dos motoristas ao longo dos 12 quilômetros, extensão que compreende a Serra do Rio do Rastro na SC-390.

Conforme informações do site Engeplus, a demora para o restabelecimento das luzes no local ocorreu, segundo o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, por conta de dois editais que foram lançados e cancelados.

O primeiro foi em novembro do ano passado. As empresas se inscreveram e entraram na justiça, pois alegavam erros na licitação, que foi cancelada. No início deste ano, outra licitação foi lançada e o mesmo problema ocorreu. “Agora, contratamos uma empresa para fazer um projeto, que deve ficar pronto em 60 dias. Com base neste projeto dentro das normas técnicas será feito outra licitação, sendo que as empresas terão entre 30 e 45 dias para se inscreverem”, explica. A licitação será para colocação de lâmpadas de led mais modernas e resistentes. A empresa ganhadora também ficará responsável pela manutenção. 

O trabalho executado na Serra do Rio do Rastro foi de substituição de lâmpadas. “Ascendemos aquelas que estavam apagadas”, destaca. Segundo o presidente do Deinfra, além da queima natural das lâmpadas, há muitos furtos de fios, que possui um alto custo e são colocados por terra.

Segundo Meller, os erros nas licitações ocorreram pela falta de experiência na elaboração do documento, pois apenas duas rodovias do órgão são iluminadas. Além da Serra do Rio do Rastro, a Serra da Dona Francisca, de Joinville, possui iluminação.