Geral

Imbituba completa 56 anos de emancipação político-administrativa

Foto:Cláudio Moreira Lima/Divulgação/Notisul

Foto:Cláudio Moreira Lima/Divulgação/Notisul

Imbituba completa 56 anos nesta sábado e chega a 40 mil habitantes. Em seu território, de 186,787 quilômetros quadrados, distante 90 quilômetros da capital, Florianópolis, é limitada em suas terras com Paulo Lopes e Garopaba ao norte, Laguna ao sul, Imaruí a oeste e Oceano Atlântico a leste.
 
Sua natureza diversificada estende-se entre o mar e as lagoas da Ibiraquera e Mirim, e com pequena distância da serra. Tem, em suas características naturais, a presença de praias que atraem inúmeros turistas nacionais e internacionais para a prática de surfe e outros esportes náuticos. De acordo com o jornal Notisul, o turismo de observação da Baleia Franca também é realizado na localidade, considerada berçário natural do mamífero.
 
Para o imbitubense músico Igor do Canto Perfeito, de 51 anos, morar na cidade portuária é um privilégio. “Moro no paraíso”, ressalta animado. “Em nossa cidade, a praia é muito próxima ao centro, fator que influencia diretamente na vida de todos, fato que considero interferir na personalidade do povo, que é considerado muito agradável e receptível”, agrega Igor.
 
Conforme o músico, Imbituba tem os mesmos problemas de muitas cidades brasileiras. “Não consigo me lembrar de nenhuma coisa negativa, precisamos sim de mais eventos para receber os turistas, trabalho que o município já realiza e que, em breve, será realidade”, comemora Igor.
 
Praias

As belezas naturais da região atraem turistas pela quantidade das praias à disposição, popularidade que tem também por sediar o Campeonato Mundial de Surfe, World Championship Tour (WCT), na Praia da Vila. Evento que reúne surfistas para as águas que chegam a formar ondas de até cinco metros. Além da Praia da Vila, a Praia do Rosa é considerada uma das 30 baías mais belas do planeta. Além destas, Vermelha, do Luz, Ribanceira, D’água, Itapirubá, Porto e as lagoas de Ibiraquera e Mirim, compõem a bela Zimba.
 
Porto

Um dos fatores mais relevantes economicamente do município é o porto. Característica localizada em uma enseada aberta, junto ao centro, construída pelos ingleses em 1880 para escoar a produção de carvão extraído nas minas da região sul do estado e transportado pela Estrada de Ferro Donna Thereza Christina. Em 2012, a administração do local foi delegada ao executivo estadual, por intermédio da empresa SC Par Porto de Imbituba S.A, subsidiária integral da holding estadual SC Participações e Parcerias S.A.